Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Disco do dia: Clara Crocodilo - Arrigo Barnabé

26 de fev. de 2011 comentários: 6


O que é isso?



Ficha corrida do cara:
Nome completo: Arrigo Barnabé
Nacionalidade: brasileira
Carreira: 1970 até hoje
Estilo/Gênero: Erudito, MPB/Música Atonal, Dodecafônica, Experimental, Ópera, Avant-Garde
Álbuns: 11 até o momento
Site oficial: não tem

Clara Crocodilo (1980) - Ouça aqui o disco completo!


Sobre o disco:

Line-up: Arrigo Barnabé (vocal, teclado), Bozo Barretti (teclado, piano, backing vocals), Otávio Fialho (baixo, backing vocals), Rogério (percussão), Suzana Salles (vocal), Vânia Bastos (vocal), Tetê Espíndola (vocal, backing vocals), Regina Porto (piano), Ubaldo Versolato (sax alto), Chico Guedes (clarinete e sax tenor), Mané Silveira (flauta, sax soprano), Gilson Gibson (guitrra, violão), Eliana Estevão (backing vocals), Passoca (backing vocals), Marcelo Galberti (clarinete), Mário Manga (violoncelo), Gilberto Mifune (backing vocals)

Devido à natureza pouco ortodoxa do álbum (doideira total - no bom sentido), peço ajuda da Wikipédia para tentar explicá-lo.

Clara Crocodilo foi o primeiro álbum lançado por Arrigo Barnabé e último a contar com a banda Sabor de Veneno, que ele havia montado para uma (polêmica) participação no Festival Universitário da Canção da TV Cultura de SP em 1979. O álbum é considerado pela crítica como o marco inicial da Vanguarda Paulista e um dos mais importantes discos experimentais lançados no Brasil no século XX.

Sobre as faixas de Clara Crocodilo, segundo o professor Cavazotti, "exceto em 'Instante', o compositor discorre com crueza e realismo sobre a vida neurótica e desumanizante nas metrópoles contemporâneas brasileiras. O enfoque da contracultura marginal emerge em um texto poético assumidamente influenciado pelas histórias em quadrinhos".

Analisando as faixas do LP, Cavazotti conclui que todas são composições seriais, sendo que as duas mais antigas (a música-título, de 1972 e 'Sabor de Veneno', de 1973), baseiam-se em series de oito e seis alturas, respectivamente. Barnabé só passa a usar o dodecafonismo (teoria que baseia as composições em escalas de 12 notas) a partir de 1974, tendo esta técnica tendo sido empregada em todas as outras faixas.

Para você que quer sair do "lugar-comum", está aqui uma ótima pedida.

Se você nunca ouviu o cara:


Arrigo Barnabé é músico e ator da vanguarda paulista, apesar de ser paranaense, sua formação veio da USP. Atualmente tem um programa na rádio Cultura - o Supertônica. Sua especialidade é a música atonal. Para muitos críticos, Clara Crocodilo é sua obra-prima, seria o marco inicial da terceira revolução da MPB (depois da Bossa Nova e da Tropicália). A tal revolução não aconteceu, o movimento do Rock Nacional de Titãs, Barão Vermelho, Legião Urbana e tantos outros, muito mais acessível foi o que prevaleceu.

comentários: 6

Unknown :

Oi Rodrigo.
Muito obrigado pela visita em meu blog, obrigado também pelas palavras.
Gostei muito do seu blog, virei fã. Claro que eu vivi intensamente os anos 80, então vou ter uma overdose musical por aqui. Obaaa!

Tenho dois blogs o WWW.SOMDENOVELAS.CO.CC e o WWW.EUOSSOMP3.CO.CC

Lá tem o meu endereço do msn...me adicione para batermos um bom papo sobre música ok?! Abraço.

Rogério

Edison Waetge Jr :

Putz! Há quanto tempo não ouvia isso... Valeu, Rodrigo!

Rodrigo Nogueira :

Olá Rogério!

Legal que gostou do projeto! Não deixe de conhecer a Rádio Polaina - A que só toca Anos 80!

http://radiopolaina.blogspot.com

Quanto ao seu outro blog, pode deixar que vou lá conferir também!

Já o msn, eu não tenho... Mas podemos trocar ideias de outras formas!

Abraço!

Rodrigo Nogueira :

Olá Edison!

Que legal encontrar alguém para poder compartilhar o gosto pelo trabalho do Barnabé! Não deixe de conferir a Clara Crocodilo no próximo programa da Rádio Polaina - a que só toca anos 80!

(agora em novo endereço)
http://radiopolaina.blogspot.com

Abraço!

Misturação - Ana Karla :

Rodrigo parabéns pelo blog, muito massa!
Serei frequentadora desde já.
Cada música que lembrava mais...amei.
Xeros

Rodrigo Nogueira :

Muito obrigado Ana! Seja muito bem-vinda!

Não deixe de conhecer também a Rádio Polaina - a que só toca Anos 80!

http://radiopolaina.blogspot.com

Abraço!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...