Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Disco do dia: Inéditos do Jacob do Bandolim - Déo Rian & Conjunto Noites Cariocas

26 de mar. de 2011 comentários
O que é isso?



Quem é Déo Rian:


Déo Cesário Botelho - bandolinista


Iniciou a carreira profissional em 1962, na Rádio Mauá. Em 1970, juntamente com o Quinteto Villa-Lobos e o Quarteto da E.M.U.F.R.J, gravou o LP "Ernesto Nazareth", primeiro disco de carreira. Neste mesmo ano passou a integrar o Conjunto Época de Ouro (histórico grupo que acompanhou Pixinguinha e outros monstros sagrados da música brasileira), substituindo o gênio e seu professor Jacob do Bandolim.

No ano de 1977, participou do show "Canto das três raças", de Clara Nunes. Também apareceu em três outros discos lançados: "Choradas, chorões, chorinhos" (coletânea da Cia. Internacional de Seguros) disco duplo, produzido por Ricardo Cravo Albin e Mozart Araújo; "Chora, chorão" (da Continental) e "Época de Ouro interpreta Pixinguinha e Benedito Lacerda". Depois disso, desligou-se do Conjunto Época de Ouro, formando o conjunto Noites Cariocas. Em 1978, gravou outro LP com músicas de Roberto Carlos. No ano seguinte, participou do projeto "Instrumental da Funarte".

No ano de 1980 gravou, com seu conjunto Noites Cariocas, o disco "Inéditos de Jacob do Bandolim", relançado em CD anos mais tarde pela gravadora Sony Music.


A história de Déo segue, mas deixemos para uma data mais oportuna. Cabe dizer nesse momento que ele é um dos maiores bandolinistas que esse país já viu.

Inéditos do Jacob do Bandolim (1980) - Ouça aqui o disco completo! 



Sobre o disco:

Line-up: Déo Rian (bandolim), Damásio (violão), Raphael Rabello (violão 7 cordas), Julinho (cavaquinho), Darly (pandeiro), Manoel (violão), Calixto Corazza (violoncelo), Manezinho (flauta), Bolão (sax tenor), Demátrio (flauta em sol), Felpudo (trombone de pisto, bombardino), Pirituba (percussão)

Opinião do blog
9 - Excelente

Saiba mais:


VALORIZE A VERDADEIRA ARTE MUSICAL DO BRASIL!! 

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...