Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Disco do dia: Cérebro Magnético - Hermeto Pascoal

23 de abr. de 2011 comentários: 6
O que é isso?



Ficha corrida do cara:
Nome completo: Hermeto Pascoal
Nacionalidade: brasileira
Carreira: 1950 até hoje
Estilo/Gênero: Música Universal/Todos
Álbuns de estúdio: 21 até o momento
Site oficialhttp://www.hermetopascoal.com.br/

Cérebro Magnético (1980) - Ouça aqui o disco completo!

Sobre o disco:

da carreira

Line-up: Hermeto Pascoal (percussão, saxofone, vocal, flauta, piano, sanfona, bateria, clarinete, violão, cavaquinho, órgão, gaita), Jovino José dos Santo Neto (piano, sanfona, backing vocals), Itiberê Luiz Zwarg (baixo), Alfredo Dias Gomes (bateria, backing vocals)

Opinião do blog:
9 - Excelente (para mentes abertas e sem preconceitos)

Saiba mais: 

comentários: 6

Anônimo :

Oi, Rodrigo! Tudo bem contigo? Mais uma preciosidade nacional que aparece por aqui. Sua opinião sobre o disco reflete bem o que é se deparar com o trabalho de Hermeto Pascoal: é mais próximo de uma experiência auditiva do que qualquer outra coisa ligada a música! Infelizmente desse período em sua longa carreira, só vejo a venda com facilidade os dois álbuns anteriores, "Zabumbê-bum-á" e "Ao Vivo Montreaux Jazz Festival", ambos de 1979. Recentemente vi um vídeo no YouTube de um programa(de SP e gravado em 2008) de entrevistas e números musicais, a insólita parceria de Loop B e Pedro Osmar (músico paraibano que formou o cultuado grupo Jaguaribe Carne e trabalhou pra Epic Records nos primeiros discos de Cátia de França, Zé e Elba Ramalho). Eles revelaram que o que mais motivou esta empreitada conjunta foi a admiração mútua pela obra de Hermeto. Conheço o Osmar e já vi inúmeras apresentações suas, e geralmente ficava com a impressão que o que ele fazia com sua viola remetia a muita coisa já feita pelo Pascoal - utilizando-se de instrumentos variados e até objetos alheios a música. Alguns detalhes de sua vasta trajetória que fiquei sabendo a poucos anos, é que ele tocou na Orquestra Tabajara (chegou a morar mais de uma ano aqui em João Pessoa, durante os anos 50) e tem uma série de histórias envolvendo parcerias com Airto Moreira e até o Miles Davis, infelizmente algumas não tão compensadoras para o nosso 'alquimista' alagoano. Vida longa a Hermeto Pascoal!

Rodrigo Nogueira :

Grande Jaílson (é você né?), mais uma relevante intervenção para abrilhantar o blog.

Abração amigo!

Anônimo :

Oi, Rodrigo! Fui eu sim que coloquei o comentário aí de cima. Esqueci de citar - entre tantos outros atributos - a participação de HP nos grupos Quarteto Novo e Brazilian Octopus, ambos cultuadíssimos no exterior. Por falar em músicos aqui do Nordeste, vale citar a triste notícia do falecimento de Lula Côrtes a algumas semanas. Se não estou enganado, ele lançou dois discos em 1980, um pela Ariola e outro independente. Seria interessante ver um deles comentado aqui no blog. Obrigado pelos elogios e vida longa também ao blog! Jailson.

Rodrigo Nogueira :

Olá Jaílson!

Lamentável a perda... ontem fez um mês né?

Fique tranquilo, vou programar para junho (pq para maio a programação já está fechada) um do Lula. Tenho "Rosa de Sangue" e "O Gosto Novo da Vida" (nesse segundo há controvérsias sobre o lançamento ter sido em 80 ou 81). Vc saberia o título do 3º pra mim procurar?

Abração!

Anônimo :

Segundo alguns blogs é o "Bom Shankar Bolenajh"(parceria com o paraibano Jarbas Mariz), de 1988, que inclusive conta com a participação de Paulo Ricardo(RPM). Esse eu já possui em vinil e era da Continental Discos. Na verdade ele também possue em sua discografia os discos "Satwa"(1973) e "Paebirú"(duplo de 1975), parcerias com Lailson e Zé Ramalho respectivamente. Ambos lançados pelo selo de Recife Rozenblit e valiosíssimos aqui e no exterior. Um de seus sonhos era ver um lançamento oficial em CD destas duas preciosidades da psicodelia mundial. Espero que os envolvidos nestes trabalhos cumpram seu desejo. Grande abraço, Rodrigo!

Anônimo :

Parabéns Rodrigo,

Vi o Show do Hermeto nos Anos 80. E agora estou

ouvindo o |Cérebro Magnético. Impagável! Muito

Obrigado. Parabéns de Novo e Vida Longa pra VC. !

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...