Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Frostbite - Albert Collins

10 de ago. de 2010 comentários: 2

O que é isso?



Ficha corrida do cara:
Nacionalidade: estadunidense
Nome completo: Albert Collins
Período de atividades: 1952 até 1993
Site oficial: não tem
Estilo/Gênero: Blues/Blues-rock
Álbuns de estúdio: 12


Sobre o disco:


Em 1978, o mestre do blues Albert Collins assina com a gravadora Alligator e escapa da grande crise dos selos de blues que deixou muitos bons músicos "desempregados". O primeiro disco que lança pela nova gravadora, Ice Pickin' (Iceman é o apelido de Collins) foi um enorme sucesso e como Iceman tinha uma enorme reputação como frontman, aproveitaram o sucesso para emendar um disco ao vivo: Albert Collins & Barrelhouse Live.


Reconhecido pelos novos blueseiros do pedaço como uma lenda viva do estilo, Albert Collins deixou marcada sua influência em diversos músicos, que hoje também são considerados monstros, por exemplo Steve Ray Vaughan, Gary Moore, Robert Cray, etc. Além de alguns guitarristas que transitam entre o blues e o rock como Jimmy Page, Eric Clapton, Jeff Beck, etc.

Em 1980 lança Frostbite, que apreciaremos hoje, disco obrigatório para todo fã de blues!

Se você nunca ouviu o cara...

Blues de primeira! Tudo que eu escrever aqui redundará na frase inicial. Albert Collins canta bem e toca guitarra ao estilo da melhor escola blueseira. Seu som varia do clássico do gênero até algumas misturas com o rock.

Acompanhado de uma grande banda, que inclui instrumentos de sopros na base harmônica e contracantos, e com a guitarra telecaster sem distorções quase sempre na liderança, fazemos uma viagem sonora ao sul dos Estados Unidos e conhecemos sua criativa gente. Todas as faixas valem a pena!


Boa audição!


Frostbite (1980)



Ouça aqui o disco completo!




Faixas:

01 - If You Love me Like You Say
02 - Blue Monday Hangover
03 - I Got a Problem
04 - The Highway is Like a Woman
05 - Brick
06 - Don't go Reaching Across my Plate
07 - Give me my Blues
08 - Snowed In

comentários: 2

batepoeira :

Albert Collins foi um bluseiro maravilhoso e pouco reconhecido pela critíca e esquecido pelas gravadoras. Isto aconteceu durante grande parte de sua carreira. Em seus anos finais conseguiu grande destaque aparecendo em shows de astros consagrados como por exemplo, B.B.KING, JOHN MAYALL E ERIC CLAPTON. Tinha um estilo marcante e diferente de tocar sua telecaster, o som que ele tirava daquela guitarra era reconhecido até mesmo pelo mais distraído ouvinte, era mágico, era diferente e com um timbre único e marcante. Nunca teve o status de superstar, manteve até o final sua humildade e respeito ás raizes. Um talento para ser ouvindo tanto por quem gosta do estilo como também por novos admiradores.

Rodrigo Nogueira :

Muito obrigado pelo excelente complemento. Concordo inteiramente.

Não se preocupe que aqui no blog vamos resgatar todo mundo que tinha qualidade, tenha feito sucesso ou não.

Ah, não perca a rádio Polaina no próximo domingo - certamente teremos Albert Collins na programação!

Abração!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...