Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Sailing - Christopher Cross

26 de jun. de 2010 comentários: 6
Cantando o super sucesso 'Sailing'

Ficha corrida do cara
Nome completo: Christopher Charles Geppert

Nacionalidade: estadunidense
Período de atividades: 1979 até hoje
Site Oficial: http://www.christophercross.com/
Estilo/Gênero: Pop, Rock/Soft Rock
Álbuns de estúdio: 11 (até a presente data)

Bio - 1ª Parte

Quem é que curtiu os anos 80 e não deu alguns "amassos" dançando o super hit "Sailing" de Christopher Cross? Leia abaixo como começou a trajetória deste cantor de voz diferenciada.

Nascido na cidade de San Antonio, esse texano começou a carreira musical em uma banda de covers local chamada 'Flash'. Dono de uma bela voz de timbre incomum, logo chamou a atenção da gravadora Warner que o contratou para gravar um disco. Na tentativa de divulgar seu novo candidato a estrela, a gravadora tentou encaixar algumas faixas do disco de estréia na trilha sonora do filme "Arthur, o milionário sedutor", com Dudley Moore e Liza Minelli. Os produtores não queriam arriscar seu trabalho apostando em um compositor novato, então só aceitaram incluir Christopher se ele aceitasse a parceria de compositores mais experientes para criar o "Tema de Arthur", então um time de primeira colaborou com ele, dentre os quais o grande Burt Bacharach. A música e a bela interpretação de Cross conquistaram o público e o Oscar de melhor canção original. As outras músicas dele, que também entraram no filme,estouraram nas rádios e Christopher Cross virou o queridinho do momento.

A música "Sailing" ficou em primeiro lugar das paradas de sucesso, "Ride Like The Wind" em segundo. e  o álbum ficou em sexto. Esse primeiro disco, tema deste post, agradou tanto o público e a crítica, que arrematou nada menos que 5 prêmios Grammy, incluindo disco do ano, artista reveleção e melhor canção (Sailing). Virou uma verdadeira febre!

Christopher Cross (1980)


Cotação da crítica especializada
All Music Guide (0 a 5): 4,5

Audição comentada


Faixas/Destaques

01 - Say You'll Be Mine
Animada, um pop que dá para acompanhar com palmas. Arranjo simples, mas honesto. Refrão fácil e boas participações da guitarra e dos backing vocals.


02 - I Really Don't Know Anymore
Sopros e o baixo dão um balanço agradável. O canto mostra todo seu potencial tanto com Christopher, que tem uma voz incomum (lembra um pouco o saudoso Tim Buckley), quanto com o belíssimo backing vocal de Michael McDonald. A guitarra de Eric Johnson viaja no solo e carrega a música de sentimento. Ótima!
 
03 - Spinning
A cantora Valerie Carter participa desse singelo dueto, que lembra os R&B dos anos 70. Presença marcante do trompete de Chuck Findley.


04 - Never be the Same
Que melodia inspirada! Fácil de degustar e cair no gosto, utiliza a fórmula do pop à perfeição. Muito da produção musical que tocou nas rádios durante a década de 80 se inspirou nessa música.

05 - Poor Shirley
Acompanhado de uma orquestra, Christopher canta mais uma faixa emotiva, apesar de medíocre (no sentido de média, não de podre).


06 - Ride Like the Wind
Super sucesso! Embalou muita festinha de garagem onde a criançada toda se reunia. Lembro que a gente cantava essa e sempre tinha um amiguinho que se empolgava fazendo o contracanto de Michael McDonald à plenos pulmões: SUCH A LONG WAY TO GO!!! E outro fazendo "air guitar" tentando imitar Eric Johnson, bons tempos...
 
07 - The Light is on
Um bolerinho lotado de som de teclado. O arranjo é safado, mas quando entre a voz de Cross, todo um colorido se apresenta. Não é o suficiente para salvar a faixa.

08 - Sailing
Uma sentida orquestra abre sendo substituída pelos inesquecíveis arpejos da guitarra, marca registrada da música. A voz dobrada para ganhar mais peso e, finalmente, um dos refrões que mais marcaram a década de 80. Quantos casais de namorados tiveram essa música como "a música". Quem, na época, não sonhou com aquele amor juvenil distante e utópico tendo Sailing como trilha sonora ao fundo? Quantos rompimentos e brigas não tiveram reconciliações embaladas por essa música? Essa, sem dúvida marcou a vida de muita gente.  

09 - Minstrel Gigolo
Uma faixa mais pretensiosa, com arranjo elaborado, mas ainda assim acessível ao público leigo.

Opinião de minha filha Ravena, uma legítima representante da geração séc. XXI
"Bom, eu diria que esse estilo eu não ouviria no meu cotidiano, mas assumo que é bastante divertido e o vocal tem um certo talento admirável. Mesmo com as modificações da música pop hoje em dia, não foi esquecido o antigo e tradicional pop, que lembram nossos pais na época em que namoravam e dançavam colado com essas músicas de fundo. Digo que não se pode ouvir parado deitado no sofá."

Grammy award winner

comentários: 6

Adelson (Gerenciando Blog) :

Olá, Rodrigo!

Realmente, estou vendo que será um prazer acompanhar seus artigos aqui! Este CD foi um daqueles que comprei apenas por uma música - e fiz muito isso! - justamente a "Sailing". Mas, o disco todo é uma ótima surpresa.

O timbre da voz de Christopher Cross é bastante agradável e as músicas são mesmo ótimas.

Uma idéia que achei fantástica foi colocar também a opinião de sua filha! É muito interessante saber o que a nova geração pensa das músicas que fizeram sucesso em "nossa época". Sempre que escreve assim, me sinto o "tiozinho" do pedaço. risos

Um abraço!

Rodrigo Nogueira :

Olá Adelson, fico feliz que, como eu, também esteja curtindo.

Pena que nosso amigo Christopher nunca mais conseguiu chegar nem perto do brilho que atingiu com esse disco. Essas coisas acontecem...

Sobre minha filha, além de ter um parecer de alguém de outra geração, consegui mais alguma coisa para compartilhar com ela. Agora sentaremos juntos para curtir os discos e ainda trocaremos algumas ideias sobre eles. É muito legal poder passar mais tempo com ela.

Abraço amigão!

Anônimo :

Bem, já essas músicas são demais!!! Eu curto até hoje... e como diz o Adelson acima, eu também me sinto uma "tiazinha" perto dos comentários de sua filha. Agora, esse comentário de ouvir com ela as músicas e obter a fala dela, isso é coisa que não tem preço. Meu pai foi um cara super presente na minha vida, e iso faz toda a diferença!
Abraços

Rodrigo Nogueira :

Valeu Márcia!

Veja só como a música é importante, graças a ela temos tantas lembranças boas! Ela sempre nos remete a momentos muitas vezes simples, como sentar ao lado do pai para ouvir um disco, mas que, como você disse, fazem toda a diferença.

Abração!

Leilah Moreno :

Olá
Dei uma googada p/ saber mais sobre Christopher e principalmente oq ele estaria fazendo atualmente.

ouvia quando tinha 5 anos, e cresci sob suas influencias musicais a ponto de aos 7 anos enquanto todas as crianças apresentavam balão mágico nos teatrinhos, eu cantava Arthur´s Theme...

Hj sou cantora profissional e de certo modo o tenho como um responsável por isso.

obrigada pelas informações valiosas e principalmente por postar aqui a capa do LP que crsci ouvindo, rever a foto da capa me fez voltar ao tempo e recordar de uma infância sonhadora e extremamente musical.

Abraços

LEILAH MORENO

Rodrigo Nogueira :

Olá Leilah!

Fiquei muito feliz com sua visita e por saber que o google já encontra, meu humilde blog, rss.

Legal seu depoimento, fiquei lisonjeado. A ideia do blog é justamente essa: resgatar bons momentos e também apresentar os artistas daquela época que nós não conseguíamos o acesso fácil que temos hoje.

Espero que torne a nos visitar!

Parabéns por seu ótimo trabalho e grande voz. Fico na torcida que bons artistas como você tenham cada vez mais espaço na mídia e possam elevar o nível musical do pobre povo brasileiro.

Abração!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...