Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Debut - Orchestral Manoeuvres in the Dark (OMD)

23 de set. de 2010 comentários
O que é isso?



Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: inglesa
Período de atividades: 1978 até os dias de hoje.
Site oficialhttp://www.omd.uk.com/
Estilo/Gênero: Pop, Rock/Synthpop, New Wave
Álbuns de estúdio: 11 até o momento
Line-up do disco: Andy McCluskey (teclado, vocal, baixo), Paul Humphreys (teclado, vocais), Martin Cooper (teclado, saxofone), Malcolm Holmes (percussão, bateria), Dave Hughes (teclados)

Debut (1980) - Ouça aqui o disco completo!



Sobre o disco:

27º nas paradas inglesas e o maior destaque popular é a música Messages, que ficou em 13º.

Fortemente influenciados pela banda alemã Kraftwerk (veja mais nas leituras relacionadas), o OMD abusa do uso de teclados, equipamentos eletrônicos e efeitos sonoros. A estreia do grupo se deu em 1978 no Eric's Club de Liverpool e foram um dos integrantes do célebre selo independente Factory (veja mais nas leituras relacionadas), que futuramente incentivaria a carreira do New Order. Em 1979 foram convidados a participar da turnê de Gary Numan (veja mais nas leituras relacionadas), de quem usaram equipamentos, meios de transporte, etc. Numan praticamente apadrinhou a banda. As músicas executadas durante esta turnê britânica serviram de base para a montagem do álbum de hoje, que não é ruim, mas a banda ainda melhoraria muito nos anos seguintes.

Leituras relacionadas:

Cotações da crítica especializada:

All Music Guide (0 a 5): 3
Pitchfork Media (0 a 10): 7,3

Se você nunca ouviu a banda...

Teclados, teclados, efeitos, teclados, eletrônicos, teclados, bateria eletrônica, samples, teclados...
Uma versão light do Kraftwerk. 
Vocais medíocres, ritmo quase sempre constante, ou seja sem variações, algum experimentalismo e bastante entusiasmo para compor. Uma espécie de segunda geração da música eletrônica.

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...