Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Night Passage - Weather Report

9 de set. de 2010 comentários
O que é isso?



Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: estadunidense
Período de atividades: 1970 até 1986
Site Oficial: não tem
Estilo/Gênero: Jazz/Fusion
Álbuns de estúdio: 14
Line-up do disco: Josef Zawinul (teclados), Wayne Shorter (saxofone), Jaco Pastorius (baixo), Peter Erskine (bateria), Robert Thomas Jr. (percussão)

Night Passage (1980) - Ouça aqui o disco completo!


Sobre o disco:

Já tratei aqui no blog sobre o fusion e já apresentei alguns álbuns desse sub-gênero por aqui, quem acompanha o blog talvez já esteja familiarizado com essa sonoridade. Hoje trago o Weather Report, talvez o grupo mais importante dessa categoria. Composto apenas por feras que foram expoentes e que tinham sólidas carreiras como integrantes de bandas de nomes como Miles Davis e Cannonball Adderlley.

Pastorius - Lenda do baixo elétrico
Night Passage é uma incrível experiência sonora gravada ao vivo em duas noites no Complex Studios de Los Angeles. Os temas são complexos, experimentais e vanguardistas. Trazem muita influência da forma bebop e das ideias geniais de Zawinul e Shorter. O baixista Jaco Pastorius esbanja seus habituais virtuosismos e carisma.

No entanto, as composições carecem de identidade, parecendo apenas veículos para que os incríveis integrantes do grupo possam soltar suas improvisações e musicalidades. Claro que vale a pena adentrar nas mentes sonoras admiráveis que fazem parte do grupo, mas é necessário frisar que para apreciar este álbum como se deve é necessário estar habituado ao gênero ou ter a mente aberta para novas experiências.

Infelizmente, na época em que esse álbum foi concebido, Pastorius já apresentava problemas mentais em decorrência das drogas e brigava muito com Zawinul. 


Cotação da crítica especializada:
All Music Guide (0 a 5): 4

Se você nunca ouviu a banda...

Prepare-se para adentrar em um mundo musical incomum. Músicas instrumentais, experimentações complexas, muitos sons de teclados e efeitos.

Músicas para músicos e para aqueles que esperam mais do que mero entretenimento. 

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...