Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Violão em 2 Estilos - Rosinha de Valença e Waltel Branco

20 de nov. de 2010 comentários
Quem são eles:

Rosinha de Valença

Nome completo: Maria Rosa Canelas
Profissão: instrumentista (violonista), cantora, arranjadora e compositora
Nascimento/Morte: 30/07/1941 - 10/06/2004
Início: Sobrinha do músico Fio da Mulata, recebeu do tio as primeiras noções de violão, desenvolvendo, em seguida, sua própria técnica. Aos 12 anos de idade, já acompanhava cantores na rádio da cidade de Valença e se apresentava, com um grupo regional, em bailes da sua cidade. Em 1960, abandonou os estudos para dedicar-se exclusivamente à música.
Alguns artistas com que tocou: Baden Powell, Vinícius de Moraes, Nara Leão, Quarteto em Cy, Jorge Ben, Sérgio Mendes, Maria Bethânia, Stan Getz, Henry Mancini, Sarah Vaughan, Martinho da Vila, João Donato.
Alguns intérpretes de sua música: Martinho da Vila, Joanna, Zezé Motta, Tito Madi, Nana Caymmi, César Camargo Mariano, Leci Brandão, Maria Bethânia, Paulinho Nogueira.
Álbuns: 12

Waltel Branco

Nome Completo: Waltel Branco
Profissão: instrumentista (violonista), compositor, arranjador
Nascimento: 22/11/1929
Início: De família de músicos, iniciou sua formação em Curitiba, aos 12 anos estudando violão com o maestro Bento Mussurunga. Alguns anos mais tarde, estudou canto gregoriano no Seminário dos Beneditinos, no Paraná. Na década de 50, mudou-se para os Estados Unidos, apresentando-se com grandes nomes do jazz.
Alguns artistas com quem tocou: Dizzie Gillespie, Johnny Mathis.
Álbuns: 2

Bibliografia: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Links: Rosinha de Valença, Waltel Branco.

Leituras relacionadas:


Violão em 2 Estilos (1980) - Ouça aqui o disco completo!





Sobre o disco:

Lançado pela gravadora Som Livre, é uma verdadeira obra de arte sonora. O repertório é bem eclético, contém composições de Rosinha como a belíssima 'Porto das Flores', de Waltel como 'Ponteio',  memoráveis interpretações de clássicos da música popular brasileira como 'Asa Branca' e 'Morena do Mar', e visões originais de músicas consagradas do repertório erudito como 'Minueto e Prelúdio Nº 13' (J.S. Bach) e 'Bachiana Nº 5' (Villa-Lobos).

Imperdível!

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...