Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

II - 14 Bis

31 de ago. de 2010 comentários
O que é isso?



Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: brasileira
Período de atividades: 1979 até hoje
Site oficialhttp://www.14bis.com.br/
Estilo/Gênero: MPB, Rock, Pop/Rock Rural, Rock Progressivo
Álbuns de estúdio: 11 até o momento
Line-up do disco: Flávio Venturini (vocal, teclado), Cláudio Venturini (vocal, guitarra), Vermelho (teclado e vocal), Sérgio Magrão (baixo, vocal) e Hely (bateria, vocal).

II (1980) - Ouça aqui o disco completo!




Sobre o disco

Influenciados pelos Beatles, Rolling Stones e pela turma do Clube da Esquina, alguns garotos, todos de Minas Gerais resolvem formar uma banda de rock. Só que devido a essa diversidade de influências, o resultado foi um delicioso rock rural.

O nome do grupo foi uma homenagem ao mineiro célebre Santos Dumondt e a sua maior criação: o avião 14 Bis. Os integrantes originais vinham de outros grupos de rock como o Terço e Bendegó, portanto já não eram inexperientes.

Debut de 1979
Em 1979 lançam seu primeiro disco que tinha a imortal 'Canção da América', uma música engajada que  protestava contra a ditadura que dominava o Brasil na época. O sucesso foi absoluto. Para o segundo disco, os integrantes ousaram mais nas construções harmônicas e conseguiram produzir um álbum de grande qualidade técnica e emotiva, que cimentou em definitivo o lugar do 14 Bis nos anais da nossa rica MPB.

Por terem obtido sucesso, foi inevitável que bandas oportunistas surgissem, como Roupa Nova por exemplo, que buscavam imitar descaradamente os belos arranjos (principalmente os vocais), mas nem de longe conseguiram chegar aos pés do trabalho de Flávio Venturini e companhia.

Se você nunca ouviu a banda...

Como são músicos competentes e eram grandemente influenciados por bandas de rock progressivo, as músicas contém experimentações harmônicas e sonoras diversas. Há também belas melodias sensíveis.

Todos os integrantes cantam e, apesar de nenhum deles ter grandes talentos vocais, a harmonia das vozes compensa essa deficiência e proporciona belas passagens.

As músicas em geral, apesar de um considerável grau artístico, são facilmente "degustáveis" e caem no gosto popular com certa facilidade. As letras têm alto grau poético e sensibilidade.

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...