Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Metal for Muthas

23 de jun de 2010 comentários: 4
Paul Di'Anno à frente do Iron Maiden

O heavy metal veio ao mundo na década de 1970 através do som "demoníaco" do 'Black Sabbath', isso quase todos sabem. Durante praticamente dez anos, esse gênero musical ficou nos guetos da Inglaterra à sombra do punk, mas crescia saudável e cada vez mais forte.

Algumas bandas resolveram inserir novos elementos aos utilizados pelo Sabbath e assim surgiu o que ficou conhecido como a New Wave of  British Heavy Metal, ou simplesmente NWOBH. Os nomes mais conhecidos desse movimento são 'Judas Priest' e 'Iron Maiden'.

Enquanto o punk perdia suas forças, o heavy metal se firmava cada vez mais com a juventude inglesa, fazendo com que as gravadoras começassem a se interessar pelos barulhentos e cabeludos rapazes e seus jeans, roupas de couro e tachinhas. Como as grandes tiveram receio de apostar nesse som, coube à Sanctuary Records o papel visionário de apostar em alguns conjuntos de moleques que faziam algum sucesso no underground. A ideia foi reunir as bandas em um mesmo álbum fazendo assim uma coletânea de músicas que simbolizassem o movimento NWOBHM e torcer para a coisa dar certo - estou falando de 'Metal for Muthas'

E deu!O 12º lugar nas paradas britânicas motivou uma turnê com as bandas que compuseram o álbum, um futuro volume 2, e mostrou ao mundo bandas históricas como Iron Maiden, Samson (antiga banda de Bruce Dickson) e Angel Witch.

Hoje tenho o orgulho de apresentar aos leitores e ouvintes 'Metal for Muthas'!

METAL FOR MUTHAS (1980)


Cotação da crítica especializada
All Music Guide (0 a 5): 3 

Audição comentada


Faixas/Destaques:

01 - Baphomet - Angel Witch
Peso sombrio, mudanças de andamento. Angel Witch, nesse álbum, foi o que melhor soube incorporar a influência do Black Sabbath. Ótima!

02 - Fighting for Rock'n' Roll - E.F. Band
Mais para punk que para heavy metal, não fosse o solo de guitarra. Vibratos engraçados do vocal.

03 - Fight Back - Ethel the Frog
Apesar de acelerada, muito comportadinha para heavy metal.

04 - Sanctuary - Iron Maiden
Acelerada, pesada e com a pegada única de Paul Di'Anno. Solos frenéticos e técnicos. Bateria incendiária. Ótima para os nascentes "headbangers".

05 - Wrathchild - Iron Maiden
Apesar de estar em um andamento mais lento de como a conhecemos, trata-se de uma das grandes obras do heavy metal. Paul Di'Anno sem seu poder característico (mais comedido por gravar em estúdio), ainda assim é poderoso como o restante dessa que se tornaria uma das maiores bandas do mundo.

06 - Bootligers - Nutz
Acordes de blues para abrir, stacatto, riff e vocal poderoso.

07 - Captured City - Praying Mantis
A música abre com um solo bem feito de guitarra. O vocal é medíocre, porém o trabalho com os backing vocals dá uma enriquecida, assim como os riffs. O instrumental é elaborado com algumas quebras de andamento.

08 - Tomorrow or Yesterday - Samson
Destaque para o piano, baladinha. Bruce Bruce (como era conhecido Bruce Dickinson) irreconhecível, mas não mau. No meio da faixa as guitarras ganham mais peso, o ritmo acelera e entre um solo psicodélico de teclado, depois, tudo volta à calmaria.

09 - Sledgehammer - Sledgehammer
Guitarras com efeito de eco e ritmo acelerado, o vocal é comum mas leva bem.

10 - Blues in A - Toad the Wet Sprocket
Efetivamente um blues. Bom trabalho da guitarra e do vocal. Tem até um piano. Nada de heavy metal. Boa faixa, tem até umas viradinhas de bateria. Entrou de gaiato na coletânea.


Mundo das Coletâneas: Metal for Muthas (baixar)

comentários: 4

beavis :

OOO GOSTEI!
mto bacana conhece bandas antigas!
Q som massa!

Rodrigo Nogueira :

Valeu Beavis!

Muita coisa boa ainda vai aparecer por aqui, espero sua presença!

Abraço!

Emerson :

Uma Correção , nessa faixa do Samson NÃO era Bruce o vocalista, 'Bruce Bruce' entrou para a banda a partir do 'album Head On , antes o próprio Paul Samson era o vocal.

Rodrigo Nogueira :

Olá Emerson!

Não consegui confirmar a informação, mas acredito que esteja certo, pois a voz na faixa difere muito da do Bruce (como aliás observei no comentário da faixa).

Obrigado amigo!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...