Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

The Return Of The Durutti Column - Durutti Column

13 de jan de 2011 comentários
O que é isso?



Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: inglesa
Período de atividades: 1978 até hoje
Estilo/Gênero: Rock/Post-Punk, Art Rock, Ambient
Álbuns de estúdio: 24 até o momento
Site oficialhttp://www.thedurutticolumn.com/

The Return Of The Durutti Column (1980) - Ouça o disco completo aqui!


Sobe o disco: 


Line-up: Vini Reilly (guitarra), Pete Crooks (baixo), Toby (bateria), Martin Hannett (eletrônicos, efeitos)

Cotação:
All Music Guide (0 a 5): 4,5

Projeto solo do guitarrista vanguardista Vini Reilly, que fazia parte do cenário post-punk inglês e conseguiu colocar em prática suas ideias a partir de uma associação com a gravadora Factory, que incentivava a criatividade e dava total liberdade para seus artistas. Vini partiu para uma linha mais experimental, mas sem choques, seu som é leve e limpo, acrescido de efeitos eletrônicos que simulam sons ambientes.

Apesar do nome The Return of The Durutti Column (o retorno da coluna Durutti, saiba mais na observação do final do artigo), trata-se do álbum de estreia do projeto. O disco contou com a produção e os efeitos eletrônicos de Martin Hannett que soube ressaltar com maestria a delicadeza do toque da guitarra de Reilly. Todas as faixas são interessantes e conseguem, com muita simplicidade e feeling, arrebatar o ouvinte e mostrar que apesar do barulho das distorções tão em evidência naquela época, a guitarra poderia também mostrar seu lado sublime.

O álbum todo dura pouco menos de meia hora, mas é perfeito, sem excessos ou gordura. Reily não é nenhum "guitar hero", mas conseguiu mostrar um caminho alternativo e interessante para o uso do instrumento. Vale a pena conferir!

Observação: O nome do projeto: The Durutti Column, é derivado de um erro de grafia do nome de Buonaventura Durrutti, homem que liderou uma coluna anarquista durante a guerra civil espanhola (a Coluna Durrutti). The Return of The Durrutti Column eram os dizeres dos cartazes ostentados pelos integrantes da Internacional Situacionista.

Se você nunca ouviu a banda...
Mais um brilhante trabalho disponibilizado pela histórica gravadora Factory (Joy Division, New Order, etc.).

Basicamente as ideias do guitarrista Vini Reilly com valiosas colaborações de artistas convidados. Foge um pouco da febre do post-punk britânico para uma abordagem do tipo ambiente.

Apesar de não ter produzido muitos álbuns, encontra-se ativa até hoje.

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...