Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Voices - Hall & Oates

3 de jul. de 2010 comentários

O que é isso?

Ficha corrida da dupla:
Nacionalidade: estadunidense
Período de atividades: 1969 até hoje
Site oficialhttp://www.hallandoates.com/
Estilo/Gênero: Pop/Pop rock
Álbuns de estúdio:18 (até a presente data)
Membros em 1980: Daril Hall, John Oates e banda

Bio - 1ª Parte

A parceria musical entre Darill Franklin Hohln e John Oates aconteceu em um elevador! Explico: em 1967 ambos, em suas respectivas bandas, foram se apresentar na Filadélfia num local onde gangues rivais presentes na platéia, resolveram tratar das diferenças à tiros. Foi uma correria e Hall e Oates coincidentemente foram se abrigar no mesmo elevador. Lá, esperando a poeira baixar, trocaram algumas ideias e viram que tinham afinidades musicais, estava firmada a parceria.

O disco de estreia
Começaram a fazer um som que misturava rock com folk e soul, e criaram o que chamaram de rock 'n' soul. Só conseguiram assinar com uma gravadora em 1972, e por ela lançaram 'While Oates'. O disco não causou maiores impactos, assim como os dois seguintes: 'Abandoned Lancheonette' e 'War Babbies', se bem que este primeiro trouxe um "quase hit" composto em homenagem a uma namorada de Hall, que mais tarde se tornaria colaboradora nas composições da dupla.

O primeiro sucesso
Por a coisa não ir lá muito bem, decidem trocar de gravadora e o primeiro disco lançado nessa nova fase, conseguiu bons resultados, principalmente com a música "Sara Smile" (Sara era a tal namorada que citei). Isso pelos idos de 76/77, depois disso, estagnaram com discos pouco inspirados. Daril Hall foi tentar a sorte em carreira solo com o apoio criativo de Robert Fripp, da superbanda de rock progressivo King Crimson. Gravou um disco em 1980 muito legal, que certamente postarei aqui no blog! Também em 1980, junto com Oates, gravou o nono disco da dupla: 'Voices', que é o disco de hoje. Obtiveram grande sucesso e um dos segredos foi a abordagem mais pop. O maior hit foi 'Kiss on My List'.

Voices (1980)


Cotações da crítica especializada:
All Music Guide (0 a 5): 4,5
Robert Christgau: C+

Ouça aqui o disco completo


Faixas/Destaques 


01 - How Does it Feels to be Back
02 - Big Kids

03 - United State
Um pop rock animado com arranjos vocais legais. Em alguns momentos Hall presta homenagem à forma de cantar de Little Richard.

04 - Hard to be in Love with You
Bateria bem marcada. Quase toda cantada em duas vozes, juntas e alternadas. O destaque fica por conta do refrão inspirado, executado na forma "pergunta e resposta".
 
05 - Kiss on My List
Apesar de não gostar de bateria eletrônica, essa é a melhor faixa para mim. Os teclados dominam tocados em stacatto. A melodia é 10 a ponte e o refrão idem. Várias recordações me trazem essa música...

06 - Gotta Lotta Nerve (Perfect, Perfect)

07 - You've Lost that Loving Feeling
Super sucesso na voz de Elvis Presley, aqui a dupla faz uma releitura que mantém a essência da música. Destaque, sem dúvida. Outro detalhe é que nessa faixa dá pra ouvir com clareza a voz dos dois integrantes.

08 - You Make my Dreams
Mais um sucesso da dupla. Um pop que é a cara dos anos 80. Se não me engano, entrou na trilha sonora de algum filme da época.

09 - Every Time You go Away
Nossa, essa música fez a carreira de Paul Young decolar! Fui conferir e ela foi composta realmente por Hall & Oates. Aqui apresenta-se com um belo arranjo capitaneado por um órgão. Certamente você a reconhecerá.

10 - Africa
11 - Diddy Doo Wop (I Hear the Voices)

Opinião de minha filha Ravena, uma legítima representante da geração séc. XXI

"Gostei deste disco, tendo muitas músicas legais e outras nem tanto. Aposto que hoje em dia muitos jovens iriam gostar quando ouvissem esse estilo, claro muitos não. É simples, mas divertido! Realmente as vezes dá vontade de dançar."

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...