Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Disco do dia: Circense - Egberto Gismonti

9 de abr. de 2011 comentários: 5

O que é isso?



Ficha corrida do cara:
Nome completo: Egberto Gismonti Amin
Nacionalidade: brasileira
Carreira:1969 até hoje
Estilo/Gênero: MPB/Instrumental brasileiro
Álbuns de estúdio: 50 até o momento
Site oficial: não tem

Circense (1980) - Ouça aqui o disco completo!

Sobre o disco:

Line-up: Egberto Gismonti (violão de 10 cordas, piano, vocal), Mauro Senise (sax, flauta), Luiz Alves (baixo), Robertinho Silva (percussão), Sílvio Mehry (piano), Pery Reis (violão), Aleuda Malu (vocal, percussão), Dulce Bressane (vocal), Pepê Castro-Neves (vocal), Lakshminarayana Shankar (violino)

Cotação:
All Music Guide (0 a 5): 4,5

Opinião do blog:
10 - Obra-prima

Saiba mais: 

comentários: 5

Anônimo :

"Olá, Rodrigo! Como voce bem frisou, este é um excelente álbum da carreira de Gismonti. Fazia muito tempo que não o ouvia e estava perdendo de apreciar de novo uma série de pérolas em sua vasta discografia. Por falar em discos, se não estou enganado, ele lançou mais um outro disco em 1980, não foi? Sobre o "Flex" da Lene Lovich, a edição que tenho em vinil (infelizmente nunca foi lançado no Brasil), é canadense e de 1980 por isso pensei que era do ano focado em seu blog. Preciso visitar mais o wikipedia nessas horas... Um abraço e até outra vez!"

Rodrigo Nogueira :

Olá, obrigado por participar!

Realmente a discografia do mestre Egberto é muito grande, inclusive no ano de 1980, pelo que pesquisei, ele lançou nesse ano nada menos que 8 discos!! Infelizmente quase todos de difícil acesso, mas o que eu conseguir, trarei para o blog.

Abração!

Isac S. Santos :

Egberto Gismonti é um gênio da Música Instrumental Brasileira e Mundial... Esse trabalho é excepcional!! Apenas lamento que seus discos e CD´s sejam de tão dificil acesso... Até para aqueles que viajam, garimpam, frequentam lojas e sebos como eu...Tenho extrema dificuldade para encontrar suas obras. Uma pena pois são um tesouro da nossa música.Lamento também que seu trabalho inspirado e inspirador não seja conhecido do grande público. Mas o público se interessa apenas por Ivete Sangalo,Luan, Claudia Leite e similares... Mas na região onde moro eu divulgo o trabalho de Gismonti...promovo audições de seus discos... Rodrigo você conhece o disco "Casa das Andorinhas"? Recomendo. Incrivel!!
No final de 2008 a internacional, grande cantora e amiga Jane Duboc resgatou um lado pouco conhecido de Gismonti: O cancionista. Um desafio, pois o músico foi consagrado pela fenomenal e distinta produção instrumental. Mas não foi um desafio para a cantora. O CD é uma Obra-prima da discografia brasileira...Extremamente Poético, delicado, denso e arrebatador!!Indispensável!! Um dos melhores discos que já ouvi. Você conhece Rodrigo? Foi intitulado "Canção da Espera" e lançado pela Biscoito Fino!! Aliás, como já afirmei em outras ocasiões: Para quem aprecia boa música essa é uma cantora que não pode faltar na pratileira... E interpretando Egberto Gismonti... Imperdivel!!!

Rodrigo Nogueira :

Ainda não ouvi Casa das Andorinhas, vou procurar, assim como o da Jane, deve ser ótimo mesmo, ela é uma grande intérprete!

Valeu Isac!

Isac Santos :

Esqueci de citar também o disco "Arvore" do Egberto Gismonti... Conhece este?? Vale muuito a pena!

Falando dos anos 1980...e sobre Jane Duboc:
Conhece o disco relançado em CD "Languidez"??
É uma obra-prima incontestável!! É anterior a fase romântica da cantora!!
Há os discos "Jane Duboc" - 1982 (gravadora Som da Gente)e "Ponto de Partida" - 1985 (Gravadora Antena Discos). Estes dois últimos são bons e com alguns momentos (canções)relevantes e poéticos. Ex: "Magia deste Momento" do Sérgio Sá,"Água" da Fátima Guedes, "Nove e Meia" e "Ao Jarreau" da compositora Jane Duboc.Infelizmente não foram relançados em CD...Se você tiver acesso...Estes também são anteriores a fase romantica!!! A partir de 1992 todos dos discos da cantora são primorosos!!! Referência!!
Leia um comentário meu sobre um trabalho dela no link: http://www.submarino.com.br/produto/2/21327302/cd+jane+duboc

Uma ressalva: Quando digo que divulgo, promovo audições de discos de Jazz, MPB, Bossa e Música Erudita, na região onde moro...estou apenas fazendo meu papel de educador... Não estou impondo nada!!!Não é essa minha intenção!!! Quero deixar isto claro... Apenas abro o leque de opções...e tento expandir os horizontes das pessoas...
Quando escutam as pessoas manifestam surpresa, alegria, deleite e se perguntam porque a mídia silencia sobre a arte desses artistas "não comerciais" ou "não caça níqueis"...

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...