Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

1900 a 1979 - Documentos Sonoros

14 de ago. de 2010 comentários






Sérgio Viotti
Vasculhando por aí como um bom garimpador que sou, dei de cara com essa preciosidade que faria qualquer pesquisador musical babar (estou babando até agora). Falo de uma coleção lançada pela editora Abril - bons tempos aqueles em que a editora Abril lançava incríveis coleções com encartes espetaculares.... - chamada "Nosso Século". Pela Internet descobri que eram fascículos interessantíssimos recheados de fotos dos momentos chaves da história do Brasil e acompanhava um LP narrado por Sérgio Viotti.

Tá, mas o que isso tem a ver com a proposta do blog?

1 - Foi lançado em 1980

2 - Contém fragmentos musicais de grandes clássicos da música popular brasileira interpretados por artistas do início do século XX (!!) que retratam alguns momentos relevantes do Brasil, como por exemplo, o primeiro samba da história (com a interpretação original!!!), o voo do 14 Bis de Santos Dumondt, a Guerra da Vacina, sátiras à presidentes e por aí vai. Tudo isso, apesar de não fazer parte da década de 80, faz uma retrospectiva sonora de modo a nos permitir compreender o cenário musical 80tista.

Além de tudo isso, escutamos discursos inflamados do Barão do Rio Branco (já imaginaram?), Getúlio Vargas, passa pelos incríveis festivais que revelaram tanta gente boa como Gil, Caetano, Mutantes, Chico, Vandré... Músicas de 1901 até 1979, simplesmente um tesouro que compartilho com vocês caros leitores.

Ouça aqui o disco completo!


Vejam abaixo o repertório encartado (clique para ampliar):







comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...