Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Abre-te Sésamo - Raul Seixas

13 de nov. de 2010 comentários





Ficha corrida do cara:
Nome completo: Raul Santos Seixas
Nacionalidade: brasileira
Período de atividades: 1963 até 1989
Estilo/Gênero: Rock, MPB/Rockabilly, Baião, Blues-Rock, Psychedelic Rock, BRock
Álbuns de estúdio: 27

Abre-te Sésamo (1980) - Ouça aqui o disco completo!


Sobre o disco:

Pouco tempo antes de lançá-lo, Raul passava por maus bocados. Havia se separado de sua terceira esposa; por causa do consumo excessivo de álcool, precisou retirar 1/3 de seu pâncreas; estava sem contrato com gravadora e a parceria com Paulo Coelho já havia terminado há tempos.

Kika Seixas
Entretanto, logo conhece sua quarta esposa: Kika e assina com a major CBS, consegue assim lançar o clássico álbum Abre-te Sésamo.

O disco é uma mistura de rock 'n' roll das antigas com o baião, country, forró e moda de violão. Fazem parte dele os hits Aluga-se (recentemente regravada pelos Titãs) e o Rock das Aranhas, sucessos até hoje. Mas a maré de sorte de Raul logo acabou graças à ditadura militar vigente no Brasil da época. Principalmente por causa da letra lasciva do Rock das Aranhas, o álbum Abre-te Sésamo foi censurado e o contrato de Raul com a gravadora, rescindido. Deprimido, Raul passa a beber cada vez mais e encaminhar-se para a morte que estava cada vez mais próxima.

Abre-te Sésamo foi relançado no Brasil em 1985 (após a queda da ditadura) e em 1995 no exterior.


Se você nunca ouviu o cara...


Raulzito é considerado o Pai do Rock nacional. Não por ser o primeiro, mas por ser o mais influente.

Além de ser um apaixonado por música, sempre teve interesse em alguns ramos da filosofia e do misticismo. Todas essas influências estão registradas em suas composições.

Mantém até hoje uma legião fiel de fãs que não se cansam de pedir em todos os shows que vão, desde rock até de axé music para que os artistas, profissionais ou amadores TOQUEM RAUL!

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...