Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Rockabilly Blues - Johnny Cash

4 de nov de 2010 comentários
O que é isso?



Ficha corrida do cara:
Nome completo: John R. Cash
Nacionalidade: estadunidense
Período de atividades: 1955 até 2003
Site oficialhttp://www.johnnycash.com/index.cfm
Estilo/Gênero: Country, Rockabilly, Gospel, Folk, Blues
Álbuns de estúdio: 73

Rockabilly Blues (1980) - Ouça aqui o álbum completo!



Sobre o disco:

Line-up: Johnny Cash (vocal, guitarra), Bob Wootton (guitarra), Peter Wade (guitarra), Clifford Parker (guitarra), Jack Clement (guitarra), Dave Kirby (violão, guitarra), Billy Joe Shaver (guitarra), Bobby Thompson (violão, banjo), Dave Edmunds (guitarra), W.S. Holland (bateria), Jerry Carrigan (bateria), Larry Londin (bateria), Kenny Malone (bateria), Pete Thomas (bateria), Floyd Chance (baixo), Earl Ball (piano), metais: Phillip Donelly, Daniel Serenana e John Willis; Joseph Allen (baixo), Joe Osborn (baixo), Nick Lowe (baixo), Irving Kane (trombone), June Carter Cash (vocais)

Cotações:
All Music Guide (0 a 5): 4
Robert Christgau: B-

Charts
EUA (Country): 53º - Cold Lonesome Morning (1980);  78º - Without Love (1981)

O ano de 1980 foi muito importante para Johnny Cash, pois foi incluído no Hall of Fame da música country  e saiu em turnê com outros astros deste estilo como Willie Nelson, Waylon Jennings e Kris Kristofferson, sem contar que lançou esse disco que lhe proporcionou mais um sucesso.

A inspiração para o álbum veio de sua enteada Carlene Carter, que fez amizade com músicos britânicos que afirmavam terem sido inspirados pelas músicas de raíz produzidas por ícones como Johnny Cash. O artista então resolveu mostrar que os rapazes estavam certos em considerá-lo inspirador e produziu algumas pérolas desse gênero musical como Without Love. Apesar do título, o disco não tem nada de rockabilly, no máximo o jeito de tocar guitarra de Edmunds faz uma alusão. É para quem curte os bons e velhos country e folk estadunidenses.

Se você nunca ouviu o cara...

Um dos músicos mais influentes do século XX, e não apenas do mundo country, até bandas como Nine Inch Nails e Depeche Mode reconhecem terem sido influenciadas por esse veterano.

Suas marcas registradas são a voz de baixo-barítono, sua rebeldia e suas roupas escuras - que lhe renderam o apelido de "Man in Black".

As músicas de Johnny, em geral, falam sobre tristezas e redenções, seus shows em presídios se tornaram célebres.

Cash atuou em alguns filmes e recentemente teve parte de sua história narrada no excelente filme Johnny & June (vencedor de alguns Oscars em 2006).

Leitura relacionada:

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...