Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Debut - Psychedelic Furs

12 de jan. de 2011 comentários
O que é isso?



Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: inglesa
Período de atividades: 1977 até 1991; 2000 até hoje
Estilo/Gênero: Rock, Pop/ New Wave, Post-Punk
Álbuns de estúdio: 7 até o momento
Site oficialhttp://www.thepsychedelicfurs.com/

Debut (1980) - Ouça aqui o disco completo!


Sobre o disco:

Line-up: Richard Butler (vocal), John Ashton (guitarra), Tim Butler (baixo), Vince Ely (bateria), Roger Morris (guitarra), Duncan Kilburn (saxofone).

Cotações:
All Music Guide (0 a 5): 4,5
Robert Christgau: A-
Rolling Stone (0 a 5): 2

Charts:
Britânico: 18º
EUA 140º

No começo da década de 80 havia uma forte cena de Post-Punk na Inglaterra e um dos representantes mais festejados era o The Psychedelic Furs. O grupo era formado basicamente pelos irmãos Butler e tinha como um diferencial mais evidente, a presença de um saxofone furioso.

O disco de estreia da rapaziada contou com a produção de Steve Lillywhite (U2) e mostra bastante influência do movimento alemão chamado de krautrock, além de David Bowie. Quem comprava o vinil ganhava de brinde um par de luvas laranjas.

A recepção deste disco foi muito boa na Europa, embora nos EUA tenha passado praticamente desapercebido. Os estadunidenses só reconheceriam o talento dos Furs no trabalho seguinte: o conceituado Talk, Talk, Talk, de 1981 que conheceremos no momento oportuno.

A crítica ficou bastante dividida ao avaliar este Debut, a europeia em geral rasgou-se em elogios, acentuando a originalidade e a pegada da banda. Já a estadunidense não conseguiu ver grandes méritos. Eu particularmente achei interessante algumas ideias, mas no geral não me agradou, fica a expectativa para o próximo disco.

Se você nunca ouviu a banda...
Uma das mais bem sucedidas bandas do cenário Pos-Punk inglês. Sua música passou por várias fases, inicialmente um som bastante cru, passando depois para o New Wave e o Hard Rock.

Fizeram bastante sucesso na Europa, mas só foram ter um reconhecimento mundial a partir de 1986 quando uma de suas músicas se destacou no filme Pretty Pink de John Hughes.

A banda durou até o final da década de 80 e depois não teve forças para continuar. A partir de 2001, voltaram a ativa, vivendo de seus sucessos do passado.

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...