Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Disco do dia: Gideon - Kenny Rogers

14 de fev. de 2011 comentários
O que é isso?



Ficha corrida do cara:
Nome completo: Kenneth Donald Rogers
Nacionalidade: estadunidense
Carreira: 1958 até hoje
Estilo/Gênero: Country/Country Pop
Álbuns de estúdio: 32 até o momento
Site oficialhttp://kennyrogers.musiccitynetworks.com/

Gideon (1980) - Ouça aqui o disco completo!


Sobre o disco

Line-up: Kenny Rogers (vocal), Lea Jane Berinati (backing vocals), Larry Butler (teclado, piano), Kim Carnes (vocal, backing vocals), Jerry Carrigan (bateria, percussão), Buzz Cason (backing vocals), Bill Cuomo (teclado), Bobby Daniels (bateria, backing vocals), Randy Dorman (guitarra, backing vocals), Dave Ellingson (backing vocals), David Ellington (backing vocals), Steve Glassmeyer (teclado, piano, saxofone, backing vocals), Eugene Golden (piano, teclado, backing vocals), Patrick Harper (guitarra), Chuck Jacobs (baixo), Sheldon Kurland (cordas), Bill Sanford (guitarra), Edgar Strubble (clarinete, teclado, backing vocals), Wendy Suits (backing vocals), Dennis Wilson (baixo, backing vocals).

Cotação:
All Music Guide (0 a 5): 3

Charts:
EUA - 12º, Country -
Canadá - , Country -
Nova Zelândia - 48º

Este é o oitavo disco da bem-sucedida carreira solo de Kenny Rogers. Todo ele foi concebido em cima da história do fictício Gideon Tanner, um cowboy do Texas e espécie de alter-ego de Kenny. Todas as músicas tratam de uma parte da vida do sujeito, que logo na primeira faixa, descobrimos já estar morto. As letras têm muito de auto-biografia - várias experiências vividas por Kenny são romanceadas nelas.

Apesar do disco mostrar claras influências de country music, diria que está mais para pop. Era pra ser um épico clássico, mas embora tenha alguns ótimos momentos, é comercial demais. Praticamente todas as músicas foram escritas pela cantora Kim Carnes e seu marido David Ellington (ambos têm participações na execução das faixas e na produção). Aliás é com Kim Carnes o melhor momento do álbum, o dueto em 'Don't Fall In Love With A Dream', a música virou hit praticamente no mundo todo, liderou vários charts e levou o disco nas costas. Cabe mencionar também a participação (discreta) de Dennis Wilson (Beach Boys) que toca baixo em algumas faixas.

Esse trabalho vendeu horrores e foi multi-premiado, assim como os dois discos anteriores. Kenny estava no auge da sua popularidade. O pico seria ainda em 80, com o lançamento do single 'Lady', composto por Lionel Richie para a clássica coletânea lançada também neste ano e que comentarei em breve aqui no blog. Carnes também brilhou bastante em 1980, mas seu auge viria no ano seguinte como o sucesso mundial proporcionado pelo hit 'Bette-Davies Eyes', que tocou até furar os discos dos DJs das rádios mundo afora.

Por enquanto, fique com esse leve, agradável e muito bem produzido disco conceitual. Pena ele não ter se aprofundado como poderia...

Post Relacionado:



Se você nunca ouviu o cara...
Cantor de tessitura pequena, mas de belo timbre. Começou integrando grupos de Doo-Wop, R&B e Jazz; mas foi no country e no pop que achou seu caminho.

Grande intérprete e compositor bissexto. Para as letras prefere contar com parcerias fixas e ocasionais.

Um dos nomes mais conhecidos da música estadunidense, Kenny Rogers já está na estrada musical há mais de 50 anos. Atingiu seu período máximo de sucesso no início da década de 80 e desde então, praticamente todos os seus álbuns (bons e ruins) tiveram grandes vendas mundo afora.

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...