Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Disco do dia: Look Hear? - 10cc

3 de fev. de 2011 comentários
O que é isso?



Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: inglesa
Carreira: 1972 até 1983; 1992 até 1995; 1999 até hoje
Estilo/Gênero: Rock, Pop/Art Rock, Soft Rock
Álbuns de estúdio: 11 até o momento
Site oficialhttp://www.myspace.com/tencc

Look Hear? (1980) - Ouça aqui o álbum completo!


Sobre o disco:

Line-up: Eric Stewart (vocal, guitarra, piano elétrico, percussão), Graham Gouldman (vocal, baixo, guitarra, percussão), Paul Burgees (bateria, percussão), Duncan McCkay (teclado, órgão, piano elétrico, percussão), Rick Fenn (vocal, guitarra), Stuart Tosh (backing vocals, percussão).

Cotação:
All Music Guide (0 a 5): 3

Charts:
Britânico: 39º
Canadá: 72º
EUA: 180º

Primeiro e último disco lançado pela gravadora Warner, Look Hear? é o sétimo álbum da banda inglesa, que mantém em seu "cast" duas equipes de compositores: uma para o experimentalismos e outra para o pop. Devido a um acidente sofrido por Eric Stewart que o deixou fora de combate, o 10cc estava há dois anos sem lançar material inédito. O último disco havia sido o fraco Bloody Tourists (1978), que foi responsável pelo fim do contrato da banda com a Mercury. 

Bloody Tourists

O 10cc é uma banda esquisita, ao mesmo tempo que faz um art rock interessante, mescla no mesmo álbum, material descartável. É uma fórmula que nunca deu muito certo, apesar da banda ter durado bastante, em nenhum momento conseguiu se firmar nem no cenário artístico e nem no comercial, e Look Hear? é mais um exemplo dessa "confusão". Todos os integrantes são multi-instrumentistas competentes e o álbum contém diversos bons momentos, por outro lado, apresentam alguns temas apelativos, chegando até a serem bregas.

Ouvindo o disco hoje, ele soa datado. Para mim, as faixas causaram reações diversas, algumas foram prazerosas e outras altamente irritantes. Talvez seja esse o maior mérito dessa banda, causar emoções diversas no mesmo trabalho, não sei...

Apesar do disco ter conseguido um bom posicionamento no chart britânico, a Warner rescindiu o contrato com o 10cc, que voltou para a Mercury.

Se você nunca ouviu a banda...
Banda que teve seu auge criativo na década de 70, através do cenário progressivo e do art rock. Seu maior sucesso comercial foi a balada 'I'm Not In Love', de 1975.

Formada por músicos muito competentes e por duas equipes de compositores, uma artística e outra comercial, o que faz com que seus álbuns sejam "indefinidos". 

Talvez a melhor referência de seu trabalho seja o disco Sheet Music, de 1974.

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...