Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Novo Antigo Projeto!

23 de jun. de 2010 comentários: 17

A década de 1980 não foi a mais importante para a música (esse título é atribuído à década de 1960), também não foi aquela em que a arte no geral teve seu maior esplendor, tampouco trouxe à humanidade a paz mundial.

Então por que criar um blog para tratar do cenário musical dessa década?

O primeiro motivo é simples: porque vivi minha infância e parte da adolescência neste período. Mas também porque assim realizo um sonho. Na época, um dos "enlatados" estadunidenses que assistia era 'Jeannie é um Gênio' - não entendia como aquele tonto do Major Nelson não pegava aquele monumento feminino mesmo sendo seu "amo" - e a imaginação rolava solta sobre como seria legal ter um gênio (de preferência como a Jeannie) para realizar meus desejos, e na minha mente pura da época, um desses desejos era que eu tivesse um exemplar de todos os discos musicais lançados no mundo.

Eu também sonhei com Jeannie
Se você é meu contemporâneo e conterrâneo, lembrará que não era fácil encontrar os bons discos internacionais, pois muitos nem chegavam ao Brasil. Sem contar que os preços deles eram bem "salgados" se compararmos com os dias de hoje.

Agora, em pleno século XXI, tenho a oportunidade de obter com certa facilidade, se não todos, muitos dos discos lançados nesse período e convido os amigos leitores que se interessam por música e, em especial a dessa época, a me acompanharem nessa jornada auditiva.

Os critérios para os discos serem postados são o fato de terem sido lançados nos anos 80 e não serem repugnantes aos meus ouvidos (o que é difícil, pois me julgo um cara de mente aberta no quesito música). Portanto você amigo leitor, encontrará quase de tudo aqui, desde jazz, rock, MPB, blues, pop até os vanguardistas e experimentais.

A ideia é produzir artigos informativos e opinativos, além de disponibilizar a audição do álbum no próprio blog e, se você me ajudar, debater e dialogar através dos comentários ou através de um fórum que pretendo criar em um segundo momento.

O que achou? Me acompanha? Deixe-me um comentário!

Torne-se um seguidor do blog, e até o primeiro disco!

comentários: 17

Unknown :

Olá, Rodrigo!

Que ótima idéia para seu novo projeto! Sou nascido em 73, então também vivi a euforia dos anos 80 - que sempre parecem terem sido os melhores em tanta coisa!

Acredito que assunto não faltará para você. Pelo visto, encontrarei grande parte de minhas músicas favoritas aqui.

Um abraço e sucesso para você!

Rodrigo Nogueira :

Grande Adelson, é uma satisfação poder compartilhar contigo estas lembranças que só as músicas podem nos proporcionar.

Pode esperar que muita coisa boa vem por aí, desde as "figurinhas carimbadas" das rádios até coisas mais obscuras, que por algum motivo não pintaram por aqui.

Abração!

RonBonRoy :

hey!grande idéia para um blog \o/ ñ nasci na década de oitenta ou antes..mas dos anos 60 ao começo dos 90 foram os melhores anos da música! vc já tem um fã desse blog \m/ É NÓI auhusha

letícia brayner :

Anos 80 foi, sem dúvida a melhor das décadas! Eu nasci em 1991 e sou apaixonada por séries, músicas e filmes dessa década. Coisas tão boas que até gente da minha geração curte.
Parabéns pelo blog!

Rodrigo Nogueira :

Ron, muito obrigado por apoiar esse projeto que está apenas começando. Conto com sua participação. Abraço!

O Letícia, seu comentário me surpreende positivamente. Quando idealizei o blog, achei que atingiria apenas o público que já passou dos 30 anos. Fico feliz de estar errado e poder contar tb com a turma mais nova! Obrigado pelo elogio e seja muito bem vinda sempre que quiser voltar!

Ah, estou montando uma parceria que em breve trará novidades para o blog: OS FILMES OITENTISTAS! Aguardem...

Aproveito para convidá-los a conhecer meu outro blog, que tb fala sobre música e cinema: o Sons, Filmes & Afins http://rodmanog.blogspot.com

Valeu!

Anônimo :

Oi Rodrigo!
Gostei muito da ideia, nasci em 93 mas sou apaixonado pela decada de 80: música, roupa, gírias...
Volta e meia eu passo aqui de novo.
Abraço!

P.S.: Posta sobre os B-52's.

Igor.

Rodrigo Nogueira :

Olá Igor!

Fico muito feliz com sua presença. Espero que volte mesmo! Sugestão: tornando-se um seguidor do blog, você receberá boletins informativos sobre as novidades e programação aqui do blog. Um a cada 15 dias.

Quanto aos B-52's, pode ficar tranquilo que postarei. Agora se vc estiver com pressa, dê um conferida em meu outro blog, que já coloquei um artigo sobre eles, taí o link: http://rodmanog.blogspot.com/2010/05/b-52s.html

Abraço!

Igor Bruce :

Olá Rodrigo
Gostei da intenção do blog, muito boa mesmo. Que tal vc colocar um pouco de Guns n Roses ai?! O primeiro albúm deles é de 1987, ai vai a sugestão

Anônimo :

Achei a ideia do blog genial. Sou de 1971 e amo de paixão todas essas músicas que me remetem a um tempo sem igual. Já estou seguindo e passarei aqui sempre... seu blog é desses que fazem parte da vida como as músicas que tantos nos marcaram!
Parabéns pela iniciativa!

Rodrigo Nogueira :

Sugestão anotada Igor, só que ainda vai demorar um pouquinho pra chegar em 1987, pois ainda estou passando por 1980... Mas não se preocupe, vai rolar muito hard rock e heavy metal até lá. Aliás, já deu uma conferida na coletânea de metal que postei? Metal for Muthas?(Iron Maiden incluído!) Depois me diga o que achou.

Abração!

Rodrigo Nogueira :

Muito obrigado pelas palavras de incentivo Márcia, seja muito bem vinda!

Pretendo explorar tudo que foi lançado na época, todos os estilos musicais, sem preconceitos, e adianto que estou montando um acervo gigante!

É muito legal poder dividir com você e o com os outros novos amigos as experiências musicais, afinal "a real felicidade é aquela que pode ser compartilhada".

Abração!

Anônimo :

Achei o espaço que faltava na net. Adoro os anos 80 (eta fase boa) pena que não volta mais. Ainda bem que temos as músicas. Já está nos meus favoritos.
Abraços

Anônimo :

Os anos 80 pra mim foram importantes porque lembram uma fase boa da minha vida.
Parabens pela iniciativa
Muitos vão curtir

Rodrigo Nogueira :

Obrigado! Seja bem-vindo(a).

Espero que tenha razão, que bastante gente venha curtir também!

Abraço!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...