Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

American Garage - Pat Metheny Group

10 de jul. de 2010 comentários
Metheny, ás da guitarra
Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: estadunidense
Período de atividades: 1977 até hoje
Site oficialhttp://www.patmetheny.com/ (do Pat Metheny)
Estilo/Gênero: Jazz/Fusion
Álbuns de estúdio: 11 (até a presente data)
Membros em 1980: Pat Metheny (guitarras de 6 e 12 cordas, baixo), Lyle Mays (piano, órgão, teclado), Mark Egan (baixo) e Dan Gottlieb (bateria)

Bio - 1ª Parte

Mestre Metheny está no batente desde 1970 - quando tratar de um álbum solo dele, passarei sua biografia - e é um dos guitarristas mais festejados do jazz e do rock. Ao se juntar em 1977 com o baixista Mark Egan e dividir as composições com o pianista Mays, resolvem formar o "Pat Metheny Group", que também conta com o baterista Dan Gottlieb.

O objetivo do grupo é explorar o sub-gênero musical que serviu para revitalizar o cenário jazzístico, que perdera espaço devido ao avanço do rock e da disco music.

O disco de estreia
Na década de 70 o monstro sagrado da música Miles Davis coloca em prática suas ideias de mesclar o jazz com o rock, o funk e a soul music. Foi criado o fusion. Apesar de muitos críticos terem acusado Miles de "diluir" o jazz, na prática, o jazz voltou a ser popular. Muitos músicos jovens, talentosos e virtuosos, recém saídos dos conservatórios, resolveram seguir esse passo dado por Miles e alguns dos nomes mais importantes, sem dúvida estão reunidos nesse grupo que abordo hoje.

O primeiro disco deles veio em 1978 e dois anos depois saiu o que apreciamos hoje. Trata-se de um álbum instrumental, mas de muito fácil degustação. As músicas são leves e inspiradoras, nada de "viagens" aos limites dos intrumentos e nem sons distorcidos. Muitas vezes relaxante, outras vigoroso, um belo trabalho! Ouça aqui ótimos músicos em ação e, se você ainda não aprecia jazz, quem sabe com esse álbum possa quebrar algumas barreiras e ser introduzido nesse rico e fascinante universo? 

American Garage (1980)


Cotações da crítica especializada:
All Music Guide (0 a 5): 4,5

Ouça aqui o disco completo:




Faixas/Destaques


01 - (Cross the) Heartland
Uma verdadeira Overture (peça que geralmente abre um trabalho conceitual). O teclado faz o chamado e a guitarra prepara para o que virá, apresentando parte do tema. A banda se apresenta e a música toma outro caráter, eis o fusion - animado e dançante. A música sofre nova reviravolta para o clima inicial. Entra um violão no lugar da guitarra, um baixo fretless e vamos à introspecção. A música se eleva, vem o clímax e o alegre fusion retoma.
 
02 - Airstream
Um tema mais ameno aberto pelo piano. A melodia passa para a guitarra. Perceba o som "redondo" proporcionado pelo baixo fretless, belíssimo. Uma balada. Pat dá asas à imaginação com seu solo improvisado.

03 - The Search
Arpejos da guitarra e do piano embasam a melodia do teclado. Na sequência um agradável solo de piano, mais adiante, a guitarra e o teclado dobram o sub-tema e o piano passa à base arpejada, até que novamente o tema é apresentado pelo teclado.

04 - American Garage
A vigorosa bateria bota fogo de cara e já mostra que aqui o ritmo é mais rápido. A guitarra dispara uma infinidade de notas e a influência do rock fica bastante nítida.
 
05 - The Epic
Um timbre feio de teclado (já saiu de moda), dá uma falsa impressão que essa será ruim. Calma, logo a guitarra semi-acústica e o piano assumem a música e a conduzem à variações entre calmaria e agito. O baixo se solta mais e realiza passagens sensacionais. Uma longa faixa recheada de maravilhosos solos, ouça com atenção para não perder os detalhes. O jazz toma conta.

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...