Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Debut - A Divina Increnca

28 de ago. de 2010 comentários






O que é isso?



Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: brasileira
Período de atividades: 1979 a 1980 (mais alguns encontros esporádicos)
Estilo/Gênero: MPB/Instrumental Brasileiro
Álbuns de estúdio: 0 (esse é ao vivo e é o único do grupo)
Line-up do disco: Rodolfo Stroeter (baixo, percussão), Felix Wagner (piano,clarinete, vibrafone, percussão, flauta), Azael Rodrigues (bateria, vibrafone, tabla, percussão), Mauro Senise (saxofone alto e soprano) e Klaus Erik Petersen (flauta).

A Divina Increnca (1980) - Ouça aqui o disco completo!



Sobre o disco:

Antes que peguem no meu pé, quero deixar claro que não escrevi errado o nome da banda, é Divina Increnca mesmo (com i), esse grupo é tão obscuro que nem no dicionário Albin consegui informações sobre ele. O que dá para afirmar com certeza são os integrantes, e ouvindo o disco se conclui o resto.

Gravado ao vivo na Funarte (sala Guiomar Novaes) em São Paulo, esse disco é uma verdadeira maravilha instrumental. Os músicos são fenomenais - extremamente técnicos - utilizam elementos do folclore brasileiro agregado às dificílimas teoria e execução jazzística.

Sobre os integrantes, posso dizer:
  • Rodolfo Stroeter - exímio baixista e compositor, fez parte dos cultuadíssimos Grupo Um e Pau Brasil; tocou nas bandas de grandes artistas como Milton Nascimento, Chico Buarque, Gilberto Gil, Carlinhos Brown e etc. e foi o compositor da ópera comemorativa aos 500 anos de descobrimento da América (em 1992).
  • Félix Wagner - pianista alemão radicado no Brasil, também fez parte do Grupo Um além da Sabor de Veneno.
  • Azael Rodrigues - referência para os bateristas brasileiros, tocou no Pau Brasil e com Cézar Camargo Mariano.
Se você nunca ouviu a banda...

Dificilmente ouvidos iniciantes irão conseguir apreciar na primeira ouvida, se isso acontecer com você, não se preocupe, é normal. Dê uma chance para o disco! Procure ouví-lo em algum momento de completa tranquilidade, ou seja, sem distrações. É importante também dedicar atenção exclusiva ao som: procure observar as nuances, nada de ouvir enquanto conversa ou lê alguma coisa.

Minha sugestão é que o disco seja ouvido inteiro pelo menos três vezes e, em cada uma delas, dedique-se a apenas um instrumento - a primeira vez ao piano, a segunda à bateria e a terceira ao baixo (que exigirá um ouvido mais apurado).

Acredito que exista 2 maneiras para se apreciar música: com o coração e com a mente, as duas são válidas e importantes, mas para esse disco, é necessário ouvir primeiro com a mente para que depois seja possível ouvir também com o coração. Para entender melhor essa teoria, leia o artigo linkado abaixo que escrevi há um tempo atrás em meu outro blog; dedique uma atenção também aos comentários, pois vários músicos e apreciadores de música debateram comigo o assunto.
Consegui achar esse vídeo da Divina Increnca com a participação especial do saxofonista e maestro Roberto Sion, confira!

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...