Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Wheels of Steel - Saxon

26 de ago. de 2010 comentários

O que é isso?



Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: inglesa
Período de atividades: 1976 até hoje
Site oficialhttp://www.saxon747.com/en/itl/
Estilo/Gênero: Rock/Heavy Metal, NWOBHM
Álbuns de estúdio: 18 até o momento
Line-up do disco: Biff Byford (vocais), Graham Oliver (guitarra), Paul Quin (guitarra), Steve Dawson (baixo) e Pete Gill (bateria)

Wheels of Steel (1980) - Escute aqui o disco completo!


Sobre o álbum:

Na década de 70 foi sedimentado o movimento heavy metal principalmente por bandas inglesas como o Black Sabbath e o Judas Priest, que faziam músicas chamadas "do mal", isso porque misturavam o peso sonoro com certo apelo sombrio. Por outro lado, nos Estados Unidos, bandas como o Van Halen também impunham um grande peso no rock, mas de forma mais descontraída.

Já ao final da década, bandas como Iron Maiden e o próprio Saxon (antes chamados de Son of a Bitch), resolveram acelerar o andamento das músicas, incorporar algo da estética punk e manter as temáticas sombrias, era a New Wave Of British Heavy Metal, ou NWOBHM.

Debut de 1979
Depois de conseguir destaque no underground britânico com seu disco de estreia, o Saxon lança o clássico 'Wheels of Steel', que trás definitivamente a fama para o grupo e engata alguns hits como a faixa título e a favorita da galera headbanger: '747 (Strangers in the Night)'.
Fizeram shows junto com a banda de Ozzy Osbourne - que nessa época já tinha sido despedido do Sabbath - e seguiram com uma longa e próspera carreira no metal, que abordaremos em vários outros artigos aqui no blog.

Leituras relacionadas:
Cotações da crítica especializada:
All Music Guide (0 a 5): 4

Se você nunca ouviu a banda...
O heavy metal em sua aurora não tinha o peso que tem hoje, principalmente depois do surgimento de sub-gêneros como o trash e o speed metal, apesar disso, para a época era super-pesado. Aos ouvidos de hoje, diria que o som do Saxon é vigoroso.

Vocal agudo e gritado, sem grande extensão e com um certo lirismo. Ritmo 4/4 bem marcado e andamento acelerado. Duas guitarras - uma solo veloz e a outra base sempre nos power chords.

Se você quiser um modelo clássico da estética metal (NWOBHM), o Saxon servirá muito bem como referência.

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...