Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Uprising - Bob Marley

26 de out. de 2010 comentários: 2
O que é isso?



Ficha corrida do cara:
Nome completo: Nesta Robert Marley
Nacionalidade: jamaicana
Período de atividades: 1962 até 1981
Site oficialhttp://web.bobmarley.com/index.jsp
Estilo/Gênero: Reggae, Ska/Rocksteady
Álbuns de estúdio: 13

Uprising (1980) - Ouça aqui o disco completo!



Sobre o disco:

Line-up: Bob Marley (vocais, guitarra, violão), Aston "Family Man" Barrett (baixo, guitarra, piano, percussão), Carlton Barrett (bateria, percussão), Tyrone Downie (teclado, backing vocals), Alvin Patterson (percussão), Junior Marvin (guitarra, backing vocals), Earl Lindo (teclado), Al Anderson (guitarra), Rita Marley (backing vocals), Marcia Grifiths (backing vocals), Judy Mowatt (backing vocals)

Cotação da crítica especializada:
All Music Guide (0 a 5): 4,5

Charts:
EUA: 45º, EUA (R&B): 41º
Áustria:
Noruega:
Nova Zelândia:
Grâ Bretanha: Top 10


Este foi o último disco de estúdio gravado por Bob Marley, ele faleceria um ano depois. Consciente ou não, este trabalho é recheado de letras religiosas e apelos ao divino, culminando com a belíssima Redemption Song, praticamente seu epitáfio. Além deste clássico, há outros hits compondo o álbum como Could You be Loved e Zion Train. Cabe destacar também a faixa Work.

Reggae de primeira qualidade produzido pelo seu maior mestre. O acompanhamento coube à competente banda de apoio de Bob Marley, os Wailers. Disco obrigatório para os amantes do estilo jamaicano.



Se você nunca ouviu o cara...
É o maior nome do reggae e seu grande divulgador para o mundo.

Dotado de grande talento e espiritualidade, sempre teve a preocupação de disseminar mensagens positivas com ritmos leves e dançantes. A religião que seguia, o Rastafári, era cantada em verso e prosa, veladamente ou não.

Independente de questões de fé, as mensagens de Bob e suas interpretações usualmente trazem leveza e descontração para o ouvinte. Um artista imortal.


Leitura relacionada:

comentários: 2

Harley Coqueiro :

Pôxa, Rodrigo, muito bacana este blog: textos muito bem escritos e informações precisas para quem gosta de música pop e rock'n'roll, principalmente dos anos 80, que foi pra mim, a década mais profícua para a música pop!

It's getting better, man!

Rodrigo Nogueira :

Muito obrigado Harley!

Seja muito bem-vindo! Aproveite para curtir os programas da rádio Polaina- a que só toca anos 80!

Abração!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...