Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

End of the Century - Ramones

8 de dez. de 2010 comentários

O que é isso?



Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: estadunidense
Período de atividades: 1974 até 1996
Estilo/Gênero: Rock/Punk Rock
Álbuns de estúdio: 14
Site oficial: http://ramonesworld.com/site/nav.html

End of the Century (1980) - Ouça aqui o álbum completo!



Sobre o disco:

Line-up: Joey Ramone (vocal), Dee Dee Ramone (baixo, backing vocals), Johnny Ramone (guitarra), Marky Ramone (bateria), Steve Douglas (saxofone), Barry Goldberg (piano, órgão), Jim Keltner (bateria).

Cotação:
All Music Guide (0 a 5): 4
Robert Christgau: B+

Charts:
E.U.A.: 44º
Britânico: 14º

Com esse disco, os Ramones inauguraram a parceria com o renomado produtor (e maluco de plantão) Phil Spector (Beatles, precisa citar mais alguém?), só que a bagagem mais pop de Spector acaba diluindo o peso dos Ramones e este álbum ficou bem mais leve que os anteriores, tanto é que Joe Ramone, ao ser perguntado sobre o trabalho de Spector respondeu o seguinte: "em músicas mais lentas como 'Danny Says', até que funcionou..." Apesar de alguma descaracterização da banda ter ocorrido, faixas como 'Do You Remember Rock 'n' Roll Radio', 'Rock 'n' Roll High School' e 'Baby I Love You' ficaram bem legais, e o som ainda é claramente Ramones.

Phil Spector
Phil é famoso por ser maluco, mas também por ser um excelente produtor, que consegue tirar o máximo dos artistas com quem trabalha, além de perfeccionista. É interessante ver um cara com esse perfil tendo que lidar com uma banda visceral e crua como os Ramones. O trabalho conjunto acabou gerando situações inusitadas como quando Spector exigia que os integrantes repetissem seus (simples) fraseados inúmeras vezes até atingir o resultado desejado. Em uma dessas repetições, Dee Dee se indignou e falou que não iria tocar mais nenhuma vez o trecho exigido e que iria embora do estúdio. Imediatamente Spector saca uma arma e obriga o músico a voltar a tocar. Dee Dee reassume o posto rapidinho e toca mais algumas vezes seu fraseado com o revolver de Spector a poucos centímetros de seu peito.

Apesar dos pesares, esse disco foi o que melhor se posicionou nos charts dos EUA e da Inglaterra, nunca mais a banda alcançaria tão alta posição com um álbum, e muitos críticos o consideram um dos melhores feitos na década de 80.

Leituras relacionadas:


Se você nunca ouviu a banda...
Precursores do movimento punk, os Ramones nunca souberam tocar nenhum instrumento direito. A maioria das músicas é composta em tom maior e com 2 ou 3 acordes na harmonia, apesar disso, mostraram que para fazer boa música, o importante não era o refino técnico, mas sim a paixão interpretativa e a atitude.

Influenciaram uma infinidade de jovens amantes de música, que queriam vivê-la, mas que nunca tiveram oportunidade de estudá-la.

Apesar de fazer uso do instinto nas composições, fica nítida a influência do rock 'n' Roll das décadas de 50 e 60.
Banda histórica, goste você dela ou não.

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...