Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Get Happy! - Elvis Costello & The Attractions

15 de dez de 2010 comentários
O que é isso?



Ficha corrida do cara:
Nome completo: Declan Patrick MacManus
Nacionalidade: inglesa
Período de atividades: 1970 até hoje
Estilo/Gênero: Rock/Pub Rock, Punk, New Wave, 2 Tone, Blue-Eyed Soul
Álbuns de estúdio: 33 até o momento
Site oficialhttp://www.elviscostello.com/micro/national-ransom/

Get Happy! (1980) - Ouça aqui o álbum completo!



Sobre o disco: 

Line-up:  Elvis Costello (vocal, guitarra, órgão), Steve Nieve (piano, órgão), Bruce Thomas (baixo, gaita), Pete Thomas (bateria)

Cotações:
All Music Guide (0 a 5): 5
Robert Christgau: B
Stylus Magazine: favorável
Rolling Stone (0 a 5): 4,5

Charts:
E.U.A. 11º
Inglaterra:

Quarto álbum de estúdio lançado por Costello, Get Happy!, graças a enorme vendagem nos países de língua inglesa (2º lugar na Inglaterra e disco de ouro nos EUA e Canadá) e a ótima acolhida dada pela crítica, rapidamente foi alçado ao patamar de clássico!

Entretanto, antes de gravá-lo, Costello, com seu jeito rebelde, passou por alguns problemas quando em turnê pelos EUA (para saber mais, leia os posts relacionados abaixo) e o último foi a publicação de uma conversa de bar que teve completamente bêbado com um jornalista chato. Nela, Costello teria declarado que James Brown "é um negro de merda", e que Ray Charles "um crioulo cego e ignorante". A repercussão foi a pior possível.

Quando entrevistado, Costello afirmou que teria dito aquelas coisas não porque pensasse daquela forma, mas na tentativa de encerrar logo a conversa com aquele jornalista que o pressionava em seu momento de lazer. Uma espécie de cala-boca no sujeito.

Para fugir da confusão, Elvis Costello e os Attractions foram gravar Get Happy! na Holanda. O curioso é que as músicas deste álbum são todas elas enraizadas no R&B, estilo musical dos artistas "ofendidos". A imprensa questionou se Costello havia gravado um disco de R&B para se retratar, e ele respondeu o seguinte:
Seria tentador afirmar que eu tinha um motivo nobre, mas a verdade é que antes de cometer aquela infâmia, já tinha composto a maioria das músicas, afinal, é um estilo musical que sempre gostei...
Bacharach, the hit maker
O álbum compreende incríveis 20 faixas, um número absurdo de ser registrado em vinil - alguns ajustes técnicos foram necessários causando a alegria dos colecionadores. Outra característica relevante foi o primeiro flerte de Costello com a música de Burt Bacharach, de quem sempre foi fã declarado e com quem comporia tempos depois. Trata-se da faixa 'Just a Memory'.

Em seu relançamento em CD, Get Happy! ganhou um disco bônus com mais 30 faixas, portanto ficou com um total de inacreditáveis 50 músicas!

Posts relacionados:



Se você nunca ouviu o cara...
Ícone da música pop, Costello é um dos nomes mais festejados da música inglesa. Criativo, inovador e apesar disso, popular!

No começo, sua música era instintiva e calcada no rock, do tradicional ao punk. Depois incorporou outros ritmos como a soul, R&B, a new wave e outros.

Até hoje enriquece o cenário musical com suas composições e produções.

Casado com a cantora e pianista de jazz Diana Krall.

Diana Krall

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...