Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Colossal Youth - Young Marble Giants

5 de jan. de 2011 comentários

O que é isso?



Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: britânica (País de Gales)
Período de atividades: 1978 até 1980
Estilo/Gênero: Rock/Post-Punk, Rock Alternativo
Álbuns de estúdio: 2
Site oficial: não tem

Colossal Youth (1980) - Ouça aqui o disco completo!


Sobre o disco:

Line-up: Stuart Moxham (guitarra, órgão), Alison Statton (vocal), Philip Moxham (baixo)

Cotações:
All Music Guide (0 a 5): 4,5
Blender (0 a 5): 4,5
Pitchfork Media (0 a 10): 9,3

Charts:
Britânico:
Nova Zelândia: 20º

Este é considerado o mais importante trabalho desta efêmera, mas marcante banda, que tem como fãs Kurt Cobain (o vocalista do Nirvana achava o YMG sua banda favorita) e Peter Buck (REM). Gravado em apenas três dias e com o custo de míseros US$ 1000,00, a banda aproveitou as primeiras tomadas de praticamente todas as músicas, pois queria criar o "efeito ao vivo".

Kurt Cobain disse um dia, em  entrevista à revista Melody Maker:
Essa música relaxa, é estática total. É música prazerosa e agradável. Eu amo isso. Eu tinha uma quedinha pela cantora. Eu os ouvia muito no rádio e me inspiraram muito para compor as canções do álbum Bleach.
 Engana-se quem julga o trabalho da YMG simples. É austero. Destaque para a criatividade e originalidade das faixas, embora fique evidente a influência de bandas como Kraftwerk e Brian Eno. Quase não há bateria, o baixo e a guitarra são sobressaltados com seus fraseados limpos e quase hipnóticos. Um baita disco que merece ser conhecido.

Posts relacionados:


Se você nunca ouviu a banda...
Exótica, mas nada agressiva. Vocal suave (quando há). Experimentalismo sem distorções. Efeitos de teclado, pouco dinheiro e muita criatividade. Marcaram época e influenciaram muita gente.

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...