Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Dreams - Grace Slick

25 de jan. de 2011 comentários: 1
O que é isso?



Ficha corrida da moça:
Nome completo: Grace Barnett Wing
Nacionalidade: estadunidense
Carreira: 1965 até 1990
Estilo/Gênero: Rock/Psychedelic Rock, Acid Rock, Hard Rock
Álbuns de estúdio (carreira solo): 4

Dreams (1980) - Grace Slick


Sobre o disco:

Line-up: Grace Slick (vocal, piano), Frank Owens (piano), Scott Zito (guitarra, violão, vocal), Sol Ditroia (guitarra, violão), George Wadenius (guitarra, violão), Neil Jason (baixo, baixolão), Allan Schwartzberg (bateria), Jim Malin (percussão), Joe D'Elia (piano), Geoff Far (teclado, efeitos), Artie Kaplan (sax barítono),  Edward Walsh (teclado, efeitos), Celebration Singers (coro), Dave Tofani (sax tenor), Phil Bodner (sax tenor), Ronnie Cuber (sax barítono), Joe Shepley (trumpete piccolo), Steve Price (bateria), George Devens (percussão), David Feiedman (percussão)

Produção: Ron Frangipane

Cotação:
All Music Guide (0 a 5): 2

Chart:
EUA 32º

Grace foi tão importante para o desenvolvimento do rock quanto Janis Joplin, mas com um enorme extra, compunha letras que eram uma barbaridade! Pelo menos em seu tempo de Jefferson Airplane, quando era poética e desafiadora. Em Dreams essa característica fica eclipsada pelo interesse quase que puramente musical, ela investiu sua criatividade nos arranjos. As faixas receberam um cuidado e um interesse em navegar por mares musicais diversos. Muitos viram isso como um demérito, eu não.

Dreams é musicalmente épico. A voz de Grace é pungente e de arrepiar. A faixa título conta com um arranjo orquestral sensacional, 'El Diablo' é um flamenco memorável com excelente trabalho de Scott Zitto no violão. Curiosamente, a faixa escolhida para ser lançada como single foi 'Seasons', provavelmente a única faixa ruim do disco, principalmente por causa de seu ritmo circense. Como cartão de visitas foi um verdadeiro tiro no pé. 'Angel of the Night' é um baita Heavy Metal - pesadíssima! O desfecho com 'Garden Men' viaja por estilos orientais, a voz é melismática, poderosa e crescente, assim como a orquestra que nos conduz a vários clímaxes extasiantes.

Apesar da crítica não ter gostado, eu achei um disco incrível, apenas torci o nariz para 'Seasons', no mais é uma viagem sonora inesquecível capitaneada pela voz e interpretação de Grace Slick. Álbum magnânimo.

Se você nunca ouviu a moça...
Contralto poderosa, começou na cena hippie de São Francisco com a The Great Society e depois seguindo para a clássica banda Jefferson Airplane.

Seu vocal distinto e sua marcante presença de palco influenciaram nomes como Steve Nicks (Fleetwood Mac), Patti Smith, Dolores O'Riordan (Cramberries), etc. Assim como Janis Joplin, ajudou a abrir novos modos de expressão para as artistas do sexo feminino, dando uma legitimidade para o papel de vocalista feminina no mundo predominantemente masculino do rock.

Em 1990 se decepcionou com o mundo da música e abandonou a carreira. Em 1998, já uma senhora idosa, começa a dedicar-se com afinco e talento a uma nova arte, a pintura.

comentários: 1

Anônimo :

Grace é uma das maiores cantoras do rock, e ótima letrista.Sua personalidade forte e autêntica podem ser constatadas nas divertidas e inteligentes entrevistas disponíveis no youtube. Ainda conserva os belos olhos azuis e o charme apesar da idadejá avançada. Excelente artista plástica também. Viva Grace, musa eterna dos anos 60/70,época em que sua extrema beleza e voz encantaram .

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...