Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Disco do dia: Os Grandes Sucessos da Bossa Nova - Pery Ribeiro

19 de fev. de 2011 comentários: 2
O que é isso?



Ficha corrida do cara:
Nome completo: Peri de Oliveira Martins
Nacionalidade: brasileira
Carreira: 1960 até hoje
Estilo/Gênero: MPB, Jazz/Bossa Nova
Álbuns: 25 até o momento
Site Oficialhttp://www.peryribeiro.com/

Os Grandes Sucessos da Bossa Nova (1980) - Ouça aqui o disco completo!


Sobre o disco:


Cantor "das antigas" já em 1980, Pery Ribeiro é um das últimas grandes vozes da MPB. Não falo isso para depreciar os cantores nacionais, é que após o advento da Bossa Nova, a escola brasileira de canto (até hoje) se caracteriza pelo canto "baixinho", ou seja, suave. Claro que existem excessões, Elis Regina é um exemplo.

Em 1980, Pery percebeu que a Bossa Nova ainda tinha força em outras praças como os Estados Unidos e o Japão, já por aqui, este estilo não atraía muito interesse, então almejou a carreira internacional. Inspirado por nomes como Sérgio Mendes e Leny Andrade, ambos com boa projeção internacional, o cantor resolveu gravar uma coletânea de sucessos do estilo para lançar lá fora como cartão de visitas. É importante frizar que Pery foi um grande intérprete da Bossa Nova desde seu surgimento na década de 50 - para quem não sabe, ele foi o primeiro intérprete de 'Garota de Ipanema' -, então ele não foi oportunista, apenas quis mostrar seu trabalho de três décadas para quem tinha interesse em ouvir, e azar o nosso que não damos o devido valor a nossa própria arte e identidade.

O fruto dessa ideia foi o álbum Pery Ribeiro Sings Bossa Nova Hits (que assim que encontrar, disponibilizarei aqui no blog), onde todas as músicas receberam versões em inglês. O resultado foi tão bom que Pery conseguiu uma bem sucedida carreira nos EUA, onde mora até hoje. Ressentidos com esse lançamento internacional, houve um certo apelo popular para que o disco também fosse lançado em território verde e amarelo, e se você clicou no play do "tocador" desse post, o está ouvindo agora (bom não?).


Se você nunca ouviu o cara...
Filho de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins, Pery começou cedo na música. Dono de um timbre belo e cristalino, foi um dos melhores intérpretes da Bossa Nova.


Após o arrefecimento da popularidade do estilo no Brasil, seguiu para a carreira internacional na década de 80 onde se apresentou ao lado de outros artistas brasileiros radicados por lá como Sérgio Mendes e Leny Andrade. Lá representou a música brasileira, além de cantar standards de Jazz.


Baixe o disco no Mundo das Coletâneas!

comentários: 2

Rodrigo Nogueira :

Obrigado Romeu!

Vamos fazer parceria sim. Já estou indo lá conferir!

Abraço!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...