Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Os Heróis Não Têm Idade

17 de jul. de 2010 comentários: 9

Por Martha Nogueira

Cloak & Dagger, EUA, 1984
  • Direção: Richard Franklin.
  • Roteiro: Cornell Woolrich, Tom Holland, Nancy Dowd
  • Elenco: Dabney Coleman e Henry Thomas

Durante os últimos 20 anos, o filme "Os heróis não têm idade" foi, para mim, "aquele-filme-super-legal-do-garotinho-que-tinha-como-amigo-um-herói-imaginário...-como-é-mesmo-o-nome?" Ninguém lembrava.

Há menos de um mês me deparei com um blog que tinha, em seu acervo, filmes dos anos 80 para download. O "filme do garotinho" estava lá! Baixei. E fiquei com medo de assistir. A lembrança que eu tinha da trama era tão bacana que fiquei com medo de assistir. A lembrança que eu tinha da trama era tão bacana que fiquei com medo de que minha cabeça de vinte e nove, quase trinta anos, a destruísse. Dois dias depois tomei coragem e assisti. Terminei com uma lagriminha nos olhos. Sensacional.


O filme se desenvolve sob o viés de uma família que passa por um difícil período de luto. A morte prematura da mãe e esposa mostra, respectivamente, Davey (Henry Thomas, de E.T.) e o Coronel Osborne (Dabney Coleman, de Jogos de Guerra) enfrentando o processo de perda de maneira solitária. Davey passa os dias com seu amigo imaginário, o super espião Jack Flack, que não por acaso, é interpretado por Coleman, enquanto o Coronel vive afundado no trabalho.

Embalado pela magia do videogame, o garoto passa os dias vivendo aventuras policiais com seu grande amigo até que, de fato, presencia o assassinato de um agente do FBI que entrega ao garoto um cartucho de game com planos secretos de espiões internacionais. Como Davey vive com a cabeça na Lua, ninguém acredita no que testemunhou - nem mesmo seu pai.


Mais uma vez o garoto está sozinho, e, perseguido, encontra coragem na companhia do herói Jack Flack. Só que, dessa vez, a brincadeira é séria e envolve mortes, tiros e, reservadas suas proporções, decisões que nós, adultos, muitas vezes temos de tomar. O filme vai revelando um ritual de passagem do nosso herói mirim, que, aos poucos, se despede de Flack para, sozinho, encarar a vida real e estabelecer laços profundos com as pessoas que, de fato, lhe restam: o pai e a amiga.

 Um filme com muita ação, muito suspense, perseguições divertidas (ao estilo anos 80) e uma lição sobre os ciclos da vida. Vale a pena relembrar.

Sinopse: Davey Osborne (Henry Thomas, de E.T. - O Extraterrestre) é um jovem muito criativo que adora jogos de faz-de-conta e que, frequentemente, recruta seu amigo imaginário, o superespião Jack Flack (Dabney Coleman, de Jogos de Guerra), para suas brincadeiras. Por conta disso, não é à toa que ninguém acredita nele quando o garoto jura ter testemunhado a morte de um agente do FBI. Nem seu próprio pai, o Coronel Hal Osborne (também vivido por Coleman) põe fé na história do menino. Fato é que o agente morreu bem na frente de Davey e deu a ele um cartucho de videogame chamado Cloak & Dagger (Capa & Espada). O jogo esconde os planos de um grupo de espiões internacionais e, agora, ele tem a vida em perigo, embarcando em uma aventura de verdade, com fugas de tirar o fôlego, balas reais e muita ação. Será que Jack poderá ajudá-lo?


Confira como eram os atores e como estão hoje! 

Dabney Colleman

Henry Thomas

Christina Nigra





Veja aqui o início do filme! 

comentários: 9

Rodrigo Nogueira :

Vou dar um jeito de conseguir esse filme, é muito legal mesmo! Eu fiquei enchendo o saco do meu pai na época pra ganhar o cartucho do jogo (nem sei ele existia mesmo...)

Descobri que o filme é um ramake de "The Window" (1949). Na verdade é o terceiro remake! - Teve tb "The Boy Cried Murder" (1966) e "Eyewitness" (1970).

Existe um outro filme homônimo de 1946, com direção do grande Fritz Lang, mas a história não tem nada a ver.

Valeu Marthinha, ficou muito legal seu primeiro artigo aqui no blog. Estou ansioso para ler os próximos!

Bj!

Gustavo :

Cara, que engraçado, também estou com 29 anos, quase 30 e fui marcado por esse filme na infância. Estava lembrando do filme há tempos atrás e realmente não sabia o nome. Acontece o mesmo comigo, não quero destruir o filme com a cabeça que tenho hoje, fiquei muito crítico, e é capaz que eu estrague a boa lembrança.

Anônimo :

sensacional esse filme. Assim como a maioria dos anos 80.

Anônimo :

pow cara, posta aew o link deste site q vc baixou o filme, tou querendo rever esta maravilha da minha infãncia

Jackson Lima :

Só tenho que dizer.
Que saudades!!!!
Lembro de assistir esse filme na sessão da tarde.

Rodrigo Nogueira :

_Gustavo, assiste sim! Apesar de ser necessária uma certa ingenuidade para gostar do filme, aposto que as boas recordações serão mais fortes que seu senso crítico.

_Anônimo 1, volte a nos visitar que muitos desses filmes serão relembrados por aqui!

_Anônimo 2, puxa, não sei onde a Martha conseguiu, deve ter sido pelo Google...

_Jackson Nogueira (parente?), que legal, a ideia maior do blog é essa mesmo, trazer de volta as boas lembranças! Ficamos felizes em ter atingido esse objetivo.

Agradecemos muito aos novos amigos as presenças e comentários. Esperamos recebê-los por aqui mais vezes! - Tornando-se seguidores, receberão semanalmente um informativo com as novidades do blog.

Abraços!

Anônimo :

Meu nome é René, tenho 34 anos e sou de Petrópolis/RJ. Há uns 3 meses encontrei este filme a venda nas Lojas Americanas aqui na minha cidade e não pensei 2 vezes em comprá-lo... as lembranças do filme vieram imediatamente e fiz questão de assisti-lo com minha filha, que tem 12 anos. Sempre que posso dou uma "peneirada" nas lojas e sempre encontro algo bacana... Eita saudades da minha infância!!!!
renegp2006@hotmail.com

Rodrigo Nogueira :

Olá René!

É muita coincidência, temos a mesma idade, uma filha tb da mesma idade,a mesma prática de "peneirar" as Americanas e afins, assisti esse filme recentemente com ela...

É uma satisfação encontrá-lo aqui no blog, espero que retorne mais vezes.

Já escutou a rádio Polaina? Faço com minha filha! Todo domingo sai um programa novo.

Abração!

elMalungo :

opa, 29 anos também!!
e eu procurava o título deste filme pra baixá-lo!
boas recordações!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...