Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Permanent Waves - Rush

27 de jul. de 2010 comentários



O que é isso?

Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: canadense
Período de atividades: 1968 até 1997, 2001 até hoje.
Site Oficialhttp://www.rush.com/
Estilo/Gênero: Rock/Rock Progressivo, Hard Rock, Heavy Metal
Álbuns de estúdio: 20 (o vigésimo sai em 2011)
Membros em 1980: Geddy Lee (vocal, baixo e sintetizadores), Alex Lifeson (guitarra) e Neil Peart (bateria e percussão) - também participaram da gravação deste álbum: Erwig Chuapchuaduah (bateira) e Hugh Syme (piano).

Sobre o disco:

Depois de inovarem seu próprio trabalho com o disco de 1976, 2112 (que é comentado em meu blog Sons, Filmes & Afins, confira leituras relacionadas abaixo), Geddy Lee e companhia resolveram se abrigar no Reino Unido para aperfeiçoar sua música que passava a expor conceitos compatíveis com o gênero progressivo. Entre 1977 e 1979 foram lançados dois álbuns mais experimentais 'A Farewell to Kings' e 'Hemispheres' que, apesar de muito bons, passaram longe das paradas de sucesso, porém não era esse o interesse da banda.


Lançado no início de 1980, Permanent Waves, talvez sem querer, deu enorme visibilidade para o Rush. Colocou a banda em quarto lugar na parada britânica e emplacou alguns hits como "Spirit of Radio". Outro fato marcante deste disco foi que a partir dele, o som da banda migrou em definitivo do heavy metal/hard rock para o rock progressivo que havia sido apenas experimentado nos discos anteriores. É notável a presença do reggae em alguns trechos das faixas, estilo musical que estava invadindo a Europa, principalmente por causa de experiências de bandas como o Police (veja mais nas leituras relacionadas abaixo).

As letras do Rush sempre se apoiaram nas fantasias medievais de cavalaria e bruxaria (eram chamados de alienados por muitos críticos por causa disso), aqui não foi diferente, só que acrescentaram alguns mitos bíblicos também, como por exemplo a faixa "Jacob's Ladder" que narra o sonho do personagem Jacó quando ele visualiza uma escada que conduz ao céu, guardada por anjos.

Cotações da crítica especializada:
All Music Guide (0 a 5): 4,5
Rolling Stone: favorável

 
Opinião de minha filha Ravena, uma legítima representante da geração séc. XXI 

 " Eu gostei muito, a bateria e o baixo tocam de um jeito admirável e bem doido! Nunca tinha ouvido essa banda, ela dá a impressão que há vários músicos tocando mas são apenas 3! É um gênero de se ouvir prestando atenção na parte instrumental (e como é boa) !"




 Se você nunca ouviu a banda...

Trata-se de um power trio, ou seja, três músicos de enorme conhecimento técnico de seus instrumentos e que não têm medo de explorar novos rumos estilísticos ou estéticos. As músicas têm um alto grau de complexidade técnica (dá a impressão de haver um enorme grupo de músicos tocando, e não apenas três pessoas), pelo menos em termos de rock, além de, em geral, serem longas e de pouco apelo comercial. As composições seguem padrão narrativo, variando entre os andamentos rápidos e pesados com outros leves e sublimes na mesma música. As letras, em geral são fantasiosas, o vocal é agudo e estridente e o baterista Neil Peart, graças a sua influência jazzística, é considerado por muitos especialistas o melhor baterista de rock de todos os tempos, embora esse tipo de "seleção" ser algo muito discutível.

Leituras relacionadas:
Permanent Waves (1980)


Ouça aqui o disco completo:



Faixas/Destaques:

01 - The Spirit of Radio
02 - Freewill
03 - Jacob's Ladder
04 - Entre Nous
05 - Different Strings
06 - Natural Science
  • I - Tide Pools
  • II - Hyperspace
  • III - Permanent Waves

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...