Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Velha Morada - Pena Branca & Xavantinho

5 de ago. de 2010 comentários: 8
O que é isso?



Ficha corrida da dupla:
Nomes completos: José Ramiro Sobrinho e Ranulfo Ramiro da Silva
Nacionalidade: brasileira
Período de atividades: 1962 até 1999
Site oficial: não tem
Estilo/Gênero: Sertanejo
Álbuns de estúdio: 10

Bio - 1ª Parte


Irmãos, desde a infância, trabalharam na roça com o pai e mais cinco irmãos. Já nesse período, começaram a desenvolver o gosto pelo canto e pela viola. Ranulfo saía de casa frequentemente para tocar num conjunto da Rádio Difusora da cidade. Ranulfo e José Ramiro em 1961 já cantavam juntos.

Em 1962, assumem os nomes de Xavante e Xavantinho depois de uma difícil escolha. Em 1968, Ranulfo mudou-se para São Paulo, para trabalhar numa transportadora. Começam a participar de vários festivais de MPB.


Em 1970, assumem o nome Pena Branca e Xavantinho. Naquele ano, ganharam um festival de música sertaneja promovido pelo radialista José Bettio. Gravaram um disco com a música posteriormente vitoriosa, "Saudade", não alcançando repercussão. Tentaram várias oportunidades durante anos. Pena Branca chegou a desistir da carreira. Xavantinho, contudo, acreditava no poder da dupla. 

Em 1980, classificaram a música "Que terreiro é esse?" no Festival MPB-Shell na Rede Globo. No mesmo ano, o produtor Roberto Oliveira (irmão do compositor Renato Teixeira) levou a dupla ao estúdio para gravar o disco "Velha morada", esgotado e nunca reeditado. 

Extraído do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Veja o texto original aqui


Opinião de minha filha Ravena, uma legítima representante da geração séc. XXI

"Não sou muito fã de sertaneja, prefiro country, mas é divertido e com letras educativas sobre o meio ambiente. Eu nunca tinha ouvido falar dessa dupla, mas é um clássico então vejam se gostam...





Se você nunca ouviu a dupla...

Estamos diante de uma dupla clássica do estilo sertanejo. A simplicidade e a criatividade do caipira brasileiro. Vozes poderosas e "de garganta" em intervalos de terça, acompanhadas da viola e do violão. Os temas giram dentro da realidade da gente do campo e estão à léguas de distância do sertanejo de hoje, que tem um apelo mais comercial e pop. Para quem veio do interior do Brasil, a nostalgia do convívio com os avós será aflorado. Para a gente da capital, talvez uma arte pouco atraente e compreensível, porém é difícil passar insensivelmente à clássicos como "O Cio da Terra".


Velha Morada (1980)


Ouça aqui o disco completo:




Faixas:

01 - Velha Morada
02 - Frango Assado
03 - A Mãe do Ricaço
04 - Saudade
05 - Calix Bento
06 - Valente Caminhoneiro
07 - Brasil Rural
08 - Pra que Chorar
09 - Que Terreiro é Esse?
10 - O Cio da Terra
11 - Terno da Estrela Guia
12 - Visite o Sertão

comentários: 8

Jefferson :

olá, curti seu blog, realmente tem bastante coisa boa nele, por isso pretendo dar uma garimpada.

Já te adicionei na minha lista de blogs e já estou lhe seguindo...

figurinhasdorock.blogspot

abraço!

Rodrigo :

Oi Rodrigo, blz blog, xará!!!

Não sei se já visitou o meu blog, Rodz Online, que tb fala muito de música e cultura pop dos anos 80. De qualquer forma já te adicionei como blog parceiro.

Depois passa lá!!

abçs

Rodz

http://rodzonline.blogspot.com/

Rodrigo Nogueira :

E aí xará!

Conheço seu blog sim, foi por intermédio do Fábio, nosso amigo em comum que me interessei em visitá-lo. Já tem um tempinho q sou seguidor por lá.

Já adicionei seu blog por aqui tb.

Seja bem-vindo à Central Musical: Anos 80!

Abç!

Kátia :

Olá Rodrigo,

sigo seu Blog já faz um tempinho! Sempre mé dá novas e boas energias! Muito obrigada por partilhar seu conhecimento musical!
Kátia Weber

Rodrigo Nogueira :

Obrigado a vc Kátia, por nos acompanhar e por seu simpático comentário!

Abração!

Anônimo :

I find you post very interesting, and I am interested to put thispost on my site. if you still have others post about it? maybe we could exchange articles

Rodrigo Nogueira :

Maybe we can exchange articles, but I need to see your site before it.

Show me your site address, that I give you an answer after.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...