Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Terra dos Pássaros - Toninho Horta

2 de out. de 2010 comentários
O que é isso?



Ficha corrida do cara:
Nacionalidade: brasileira
Nome completo: Antônio Maurício Horta de Melo
Período de atividades: 1967 até hoje
Site oficialhttp://www.toninhohorta.com.br/
Estilo/Gênero: MPB/ Instrumental Brasileiro, Bossa Nova
Álbuns: 24 até o momento
Line-up do disco: Toninho Horta (guitarra, violão, baixo, órgão, vocal), Milton Nascimento (vocal), Lena Horta (flauta), Hugo Fattoruso (piano), Airto Moreira (bateria, percussão), Raul de Souza (trombone), George Fattoruso (bateria), Laudir de Oliveira (percussão), Novelli (baixo), Robertinho Silva (bateria), Mauro Senise (flauta), Wagner Tiso (teclado, piano), Jamil Joanes (baixo), Zé Eduardo Nazário (percussão), Grupo Boca Livre (vocais), Luiz Alves (baixo), Rubinho (bateria), Nivaldo Ornellas (saxofones), Georgiana de Moraes (percussão), Ringo Thiellman (baixo)  

Terra dos Pássaros (1980) - Ouça aqui o disco completo


Sobre o disco

Depois de eleito por dois anos seguidos um dos 10 maiores guitarristas do mundo pela conceituada revista Melody Maker, Toninho Horta reuniu uma verdadeira seleção de músicos brasileiros de renome internacional (veja só o line-up do disco), para gravar este disco que é uma espécie de referência da música mineira para o mundo.

As músicas trazem o guitarrista se arriscando nos vocais apesar da intimidadora presença de Milton Nascimento em algumas faixas. As harmonias trafegam por tonalidades incomuns, que causam uma reação de estranheza em um primeiro momento, mas que no decorrer da audição se tornam mais familiares e agradáveis.

No geral, o disco é repleto de músicas com andamentos lentos e recheadas de instrumentos executados com grande destreza. Um disco reflexivo tanto pelas letras quanto pela música em si, merece algumas audições completas para que todo seu potencial possa ser apreciado.

Se você nunca ouviu o cara...

Um dos melhores guitarristas do mundo, Toninho Horta é praticamente um auto-didata. A maioria de seus discos são produzidos e gravados no exterior. Já tocou com diversos artistas de fama nacional e internacional, as vezes se arrisca também a cantar.
Não se prende a apenas um gênero musical, é possível encontrar discos seus mais jazzísticos ou influenciados pela música popular brasileira de qualidade como a bossa nova, mas sempre transpira a estética da música mineira. 

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...