Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Adventures in Utopia - Utopia

23 de nov de 2010 comentários
O que é isso?



Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: estadunidense
Período de atividades: 1973 até 1986
Estilo/Gênero: Rock/Rock Progressivo, Hard Rock, Soft Rock
Álbuns de estúdio: 12
Site oficial: não tem

Adventures in Utopia (1980) - Ouça aqui o disco completo!

Sobre o disco:

Line-up: Todd Rundgren, Kasim Sulton, Roger Powell

Cotação:
All Music Guide: 3,5


Chart:
E.U.A. 27º

Diferente do que geralmente acontece, o vocalista do Utopia, Todd Rundgren, tinha uma carreira solo bem sucedida e resolve formar uma banda de rock progressivo. O disco de hoje foi um dos maiores responsáveis para trazer visibilidade para a banda, assim como a MTV (que surgiria no ano de 1981), que divulgou diversos vídeo-clipes do grupo.

O álbum não é perfeito, mas está muito próximo do que poderia ser chamado de um clássico do art pop rock. Faixas como 'Set Me Free', 'You Make Me Crazy', 'The Very Last Time' e 'Second Nature' são destaques indiscutíveis e exemplificam muito bem o que de melhor era feito na época em termos de progressivo, ou seja, totalmente influenciado pela new wave.

Se você nunca ouviu a banda...
No começo, a banda viajava no som com músicas enormes e cheias de efeitos. Com o passar do tempo, "enxugou" bastante seus elementos e aos poucos foi deixando de lado as influências das bandas setentistas e partindo para uma musicalidade mais característica dos anos oitenta, ou seja, mais superficial, porém direta e mais assimilável para o público. 

Utopia foi uma das primeiras bandas a enxergar o potencial da produção de  vídeos para a tv como forma eficiente de exposição de sua música.

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...