Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Emotiva - Helio Delmiro

6 de nov. de 2010 comentários


Emotiva (1980) - Ouça aqui o disco completo!





Quem é o cara...
Segundo a Wikipedia: ele se interessou por música bem cedo, influenciado pelos irmãos. Seu primeiro instrumento foi o cavaquinho. Nos anos 60, graças a bossa nova, passa a dedicar-se exclusivamente ao violão.

Ao longo dos anos 60, toca com importantes nomes do cenário brasileiro, entre eles Moacyr Santos e Marcio Montarroyos. Seu contato com o saxofonista Victor Assis Brasil, na noite do jazz carioca, foi uma marco na carreira de Delmiro. O saxofonista o convidou para a gravação de seu segundo álbum, Trajeto. Posteriormente, Delmiro tocou com Elizete Cardoso, Clara Nunes, Marlene, César Camargo Mariano, Elza Soares, Elis Regina e Tom Jobim.


Nos anos 70 já desperta o interesse de músicos internacionais, principalmente de jazz, como Paul Horn, Jeremy Steig, Dave Grusin, Sarah Vaughan e Lalo Schifrin. Na década de 80 lançou os discos Emotiva, Samambaia (com César Camargo Mariano) e Chama; nos 90, Romã e Symbiosis e seus últimos lançamentos foram Violão Urbano (2002) e Compassos (2004). Dizem que se tornou pastor evangélico e se perdeu (ou se achou, dependendo do ponto de vista...).

Postagens relacionadas:

Confira no vídeo abaixo o homem tocando e contando um pouco de sua história! Elis Regina um dia disse: "Paro tudo pra ouvir o Helinho ficar improvisando".

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...