Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Argybargy - Squeeze

29 de dez. de 2010 comentários

O que é isso?



Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: inglesa
Período de atividades: 1974 até 1982; 1985 até 1999; 2007 até hoje
Estilo/Gênero: Rock, Pop/New Wave, Power Pop, Post-Punk
Álbuns de estúdio: 14 até o momento
Site oficialhttp://www.squeezeofficial.com/

Argybargy (1980) - Ouça aqui o disco completo!


Sobre o disco:

Line-up: John Bentley (baixo), Chris Difford (guitarra, vocal), Jools Holland (teclado), Gilson Lavis (bateria), Glen Tilbrook (guitarra, teclado, vocal)

Cotação:
All Music Guide (0 a 5): 5
Robert Christgau: B-

O Squeeze era uma banda com algum sucesso em sua cena local e tinha emplacado uma música nas paradas, 'Cool for Cats', mas nada muito relevante, pelo menos até o lançamento de Argybargy, seu terceiro e último disco de estúdio com a primeira formação da banda, que se desfaria no ano de 1982.

Argybargy é uma aula sobre como se faz um bom New Wave, mas sem esquecer as raízes rockeiras da banda, e com elementos do Pop sem precisar "forçar a barra". A crítica adorou e o público correspondeu, o Squeeze atingiu um patamar de banda influente graças a este trabalho.

A audição do álbum é realmente muito agradável, as composições conseguem corresponder as expectativas daqueles que buscavam inovação e criatividade (para a época) e também daqueles que se interessavam apenas por aqueles sons de fácil assimilação.

Após o lançamento do disco, o tecladista Jools Holland, um dos membros fundadores, deixa a banda e é substituído pelo cantor e tecladista Paul Carrak (ex-Roxy Music). O Squeeze consegue ainda durar mais dois anos sob o reflexo deste grande álbum, mas encerra suas atividades em 1982. A banda retornaria a ativa em 1985, com uma formação diferente. Apesar de terem conseguido fazer mais alguns hits nesse período, nunca mais conseguiram alcançar com outros discos, o prestígio obtido com Argybargy, um verdadeiro clássico da New Wave.

Se você nunca ouviu a banda...
Esta banda inglesa foi uma das grandes responsáveis pelo crescimento do cenário New Wave no mundo. Suas composições serviram de referência para o gênero musical e suas ideias foram recicladas por outras bandas do gênero que surgiram no decorrer da década de 80.

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...