Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Debut - Survivor

2 de dez. de 2010 comentários

O que é isso?



Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: estadunidense
Período de atividades: 1978 até 1989; 1993 até hoje
Estilo/Gênero: Rock/AOR, Melodic Rock, Hard Rock
Álbuns de estúdio: 8 até o momento
Site oficial: http://www.survivormusic.com/

Debut (1980) - Ouça aqui o disco completo!




Sobre o disco:

Line-up: Dave Bikler (vocal, teclado), Frankie Sullivan (guitarra), Jim Peterik (guitarra, teclado), Dennis Johnson (baixo, sintetizador), Gary Smith (bateria, percussão).

Cotação:
All Music Guide (0 a 5): 3

Chart:
E.U.A. - 169º


Poucos anos antes do sucesso mundial da música 'Eye of the Tiger' (tema do lutador Rocky Balboa), alguns amigos de Chicago, que estavam na estrada há algum tempo, resolvem (conseguem) gravar seu primeiro álbum.

O processo não foi fácil, conflitos criativos, trocas de produtores e de estúdios, fizeram com que o debut só entrasse no mercado oito meses após o início das gravações. Este disco marcou a estreia dos integrantes e a despedida do baixista Dennis Johnson e do baterista Gary Smith, que abandonaram a banda após o lançamento do disco alegando conflitos de horários. A verdade é que o disco não emplacou, ficando apenas com uma posição razoável nos charts, será que se tivesse sido um estouro, os dois dariam uma justificativa dessas para sair? De qualquer forma, foram substituídos por Stephen Ellis e Marc Droubay.

Apesar de não ter gerado nenhum single super famoso, esse disco provavelmente agradará aos amantes do AOR e talvez do hard rock também. A faixa 'Somewere in America' é um destaque e 'Youngblood' já mostrava os primeiros sinais do que viria à seguir, pois tem características similares a 'Eye of the Tiger'.

Uma boa estreia, mas que não impressionou.


Curiosidades: 

  1. A música 'Rockin Into The Night' foi recusada pela banda de Chicago por ser considerada de forte sonoridade sulista, então ela foi dada para os caras do 38 Special que a transformaram em um grande e muito rentável hit - ironias da vida... Uma versão desta música tocada pelo Survivor acabou fazendo parte da coletânea lançada em 2004, Ultimate Survivor.
  2. A bonitinha da capa do disco é ninguém menos que a futura deusa da década de 80, Kim Basinger, em começo de carreira.

Veja mais fotos de Kim Basinger no post das Musas do Cinema da Década de 80 - P.3

Se você nunca ouviu a banda...
Nem tão pesado, nem tão leve: AOR. Fizeram muito sucesso na década de 80 com os hits 'Eye of the Tiger' e 'Burning Heart', que foram tocados à exaustão nas rádios e tvs.

O vocal é poderoso, rasgado e consegue atingir notas bem altas. A banda manda um "arroz-com-feijão" e eventualmente cria alguns riffs interessantes.

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...