Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Debut - Willie Nile

18 de jan. de 2011 comentários
O que é isso?



Ficha corrida do cara:
Nome completo: Robert Anthony Noonan
Nacionalidade: estadunidense
Período de atividades: 1976 até hoje
Estilo/Gênero: Folk, Rock/Rock Alternativo, Folk Rock
Álbuns de estúdio: 7 até o momento
Site oficialhttp://www.willienile.com/

Debut (1980) - Ouça aqui o disco completo!


Sobre o disco:

Line-up: Willie Nile (guitarra, violão, vocal, piano), Clay Barnes (guitarra, backing vocals), Peter Hoffman (guitarra), Tom Ethridge (baixo), Jay Dee Daugherty (bateria, percussão), Mark Johnson (backing vocals)

Cotação:
All Music Guide (0 a 5): 4

Nile começou pelos bares de Nova Iorque e foi visto pelo renomado crítico Robert Palmer, que disse que ele era a melhor revelação que havia surgido no cenário rockeiro da cidade em muitos anos. Em seguida, diversos outros críticos se interessaram pelo artista e fizeram coro aos elogios de Palmer, o que despertou o interesse de muitas gravadoras. A escolhida de Willie foi a Arista e o seu "debut", eu tenho o orgulho de apresentar hoje aos meus ecléticos leitores.

Contando com a produção de Roy Halee (Simon & Garfunkel, The Byrds, Journey, etc.) e com o famoso baterista Jay Dee Daugherty (ex-Patti Smith), foi gerado um álbum clássico do folk rock, o melhor desde os Byrds. A crítica adorou, colocou Willie Nile em evidência e a revista Stereo Review elegeu este debut como o melhor álbum de rock do ano, empatado com London Calling do Clash (N.R. este álbum foi lançado em 1979, saiba mais sobre ele nos posts relacionados abaixo). Pete Townshend (The Who) gostou tanto que convidou Nile para excursionar junto com sua banda.

Passado o oba-oba da época, analisando o disco hoje, nota-se um bom trabalho com ótimas letras, arranjos simples e uma produção deficitária, mas trata-se de uma ótima estreia de um artista que merecia um melhor reconhecimento.

Post Relacionado:


Se você nunca ouviu o cara...
Ótimo compositor de folk rock que consegue imprimir grande paixão em suas composições e interpretações.

Teve um início de carreira brilhante no começo da década de 80 com dois grandes álbuns, mas passou um bom tempo sumido devido a uma serie de problemas judiciais. Retornou a ativa em 1987 e continua na estrada até hoje, apesar de não ter o reconhecimento merecido por seu talento.

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...