Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Departure - Journey

26 de jan. de 2011 comentários: 2
O que é isso?



Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: estadunidense
Carreira: 1973 até 1987; 1995 até hoje
Site oficialhttp://www.journeymusic.com/
Estilo/Gênero: Rock, Pop/Hard Rock, Pop Rock, Rock Progressivo, Fusion Jazz, AOR
Álbuns de estúdio: 13 até momento


Departure (1980) - Ouça aqui o disco completo!



Sobre o disco:

Line-up: Neal Schon (guitarra, vocal, backing vocals), Steve Perry (vocal), Gregg Rolie (teclado, gaita, vocal, backing vocals), Steve Smith (bateria, percussão), Ross Valory (baixo, backing vocals)

Produção: Geoff Workman e Kevin Elson

Cotações:
All Music Guide (0 a 5): 3,5
Rolling Stone: favorável

Charts:
EUA
Japão 61º
Canadá 48º

O tecladista e vocalista Gregg Rolie, cansado da vida de turnês, ensaios, gravações; resolve pular fora da banda após a turnê de divulgação desse disco (seria substituído por Jonathan Caine - ex-Babys, saiba mais nos posts relacionados).

Lançado poucos meses após a confusa coletânea In The Beginning (confira posts relacionados), o Journey finalmente encontrou seu prumo. O vocalista recentemente contratado Steve Perry, estava mais a vontade e com mais liberdade criativa para demonstrar todo seu potencial interpretativo. Se empolgou tanto, que chegou ao exagero, executando verdadeiras pirotecnias desnecessárias com a voz, como o caro leitor poderá notar ao ouvir a faixa 'Homemade Love' por exemplo. Mas é importante ressaltar que Perry, apesar dos excessos, era um cantor excepcional, sua voz era acima da média em termos de timbre e extensão. Me admira não vê-lo com mais frequência em listas de melhores cantores do rock. O disco é dele - é o destaque absoluto!

O álbum é aberto com a impactante faixa 'Any Way You Want It' - sucesso imediato, segue com o blues-rock competente de 'Walks Like a Lady' e vai adiante com boas faixas de apelo comercial como 'Someday Soon' e baladas elegantes como 'Good Morning Girl'. As portas do sucesso estavam se abrindo para o Journey e seriam completamente arrombadas com o disco seguinte, Escape. Em Departure, o mel já se fez presente, em Escape o melaço toma conta e a banda se tornaria tão famosa que valeria até uma participação de Perry na gravação de 'We Are The World', ou seja, figuraria no clubinho restrito dos megastars!

Ouviremos Escape em breve aqui no blog, mas antes conheceremos um disco curioso da banda lançado no Japão, que reúne faixas instrumentais compostas para figurarem como trilha sonora de um filme, não perca!

Posts relacionados:

Se você nunca ouviu a banda...


É uma banda que em seu auge, explorou o expediente de criar baladas românticas açucaradas.

Os músicos são competentes e o vocalista tem uma enorme extensão vocal, que utiliza sem economia para gerar um clímax melodramático em muitos dos sucessos do grupo.

Apesar dessas características terem marcado a trajetória do Journey, há que se reconhecer alguns bons experimentalismos de prog e art rock.

comentários: 2

Guilherme M :

Eai amigo, eu gosto bastante do Journey, ele é um músico muito bom que fez o AOR com maestria, mas tem músicas deles que não aguento de ouvir de tãO melosas. Respondi seu comentário lá no meu blog, acompanhe sempre e continue com a qualidade do Central Musical.

Valeu !!!

Rodrigo Nogueira :

Eaí Guilherme!!

Hehe, o Journey abusa mesmo nas doses de açúcar. Diabético morre só de ouvir os primeiros 2 compassos, rss. Mas verdade seja dita, a banda é competente e Perry canta muito!

Conferi sua resposta! Humildemente me coloco a disposição para colaborar, conte comigo!

Valeu pelo elogio!

Abraço!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...