Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Soldier - Iggy Pop

13 de dez. de 2010 comentários
O que é isso?



Ficha corrida do cara:
Nome completo: James Newell Österberg Jr.
Nacionalidade: estadunidense
Período de atividades: 1967 até hoje
Estilo/Gênero: Rock/Post-Punk, Garage Rock, Hard Rock, Glam Rock
Álbuns de estúdio: 20 até o momento (3 com os Stooges)
Site oficialhttp://www.iggyandthestoogesmusic.com/us/news

Soldier (1980) - Ouça aqui o disco completo!


Sobre o disco:

Line-up: Iggy Pop (vocal), Glen Matlock (baixo, backing vocals), Ivan Kral (guitarra, teclado), Klaus Kruger (bateria), Steve New (bateria), Barry Andrews (teclado), Simple Minds (backing vocals), David Bowie (backing vocals), Henry McGroggan (backing vocals).

Cotação:
All Music Guide (0 a 5): 3

Chart
E.U.A. 125º

O disco contaria com a produção de seu amigo e ex-colega de Stooges, James Williamson, pois os últimos trabalhos de Iggy, haviam sido com ele, mas devido a divergências de ideias, principalmente com David Bowie (sempre parceiro), Williamson é mandado embora. A questão principal era que Williamson queria um trabalho grandioso a lá Phill Spector, com forte papel desempenhado pelas guitarras, e Bowie queria um negócio mais cru com destaque para o violão e o teclado. Bowie ganhou.

O problema é que o disco foi um verdadeiro fracasso de vendas, tanto que Pop foi demitido da gravadora. Ela se justificou responsabilizando o vício em drogas do artista.

Para participar das gravações, os músicos convidados formam uma verdadeira seleção de astros do punk e pós-punk: Glen Mathlock (Sex Pistols), Barry Andrews (XTC), Steve New e Ivan Kral (Patti Smith), além do próprio Bowie e dos caras do Simple Minds. Nem assim a coisa decolou.

As letras de Iggy, que haviam dado um salto de qualidade nos discos anteriores, aqui quase todas são tolas e insignificantes, mesmo as que tentam abordar uma temática mais séria. Em contrapartida, ele está cantando muito bem na maioria das faixas.

Apesar de ter bons momentos, esse disco para mim é um saco. E para você amigo leitor, que achou dele?

Posts relacionados:


Se você nunca ouviu o cara...
Admirado por artistas de vanguarda como David Bowie e Andy Warholl, Iggy Pop começou a carreira musical com a banda escolar The Iguanas (daí vem o apelido "Iggy"). O sucesso veio como vocalista da histórica banda The Stooges que mandava um garage rock diferenciado, um som seminal que ficaria rotulado como proto-punk,  sendo uma das principais influências para o surgimento do punk no mundo. Depois, em carreira solo, inovou de novo e foi um dos "pais" do pós-punk e do glam rock.

comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...