Lema da Central Musical: Anos 80

Não é necessário gostar de tudo, mas por que não conhecer? - Uma audição crítica de todos os álbuns lançados na década de 80.

Catching The Sun - Spyro Gyra

19 de ago. de 2010 comentários: 1

O que é isso?



Ficha corrida da banda:
Nacionalidade: estadunidense
Período de atividades: 1974 até hoje
Site oficial: http://www.spyrogyra.com/
Estilo/Gênero: Jazz/Fusion, Smooth
Álbuns de estúdio:  26 até o momento
Line-up do disco: Jay Beckenstein (sax alto, sax tenor, sax soprano, percussão, piano elétrico, sintetizador), Tom Schuman (piano elétrico, sintetizador, piano), Chet Catallo (guitarra, violão), Will Lee (baixo), Eli Konikoff (bateria), Gerardo Velez (percussão), Jeremy Wall (sintetizador), John Tropea (guitarra, violão), Hiram Bullock (violão, guitarra), Dave Samuels (marimba, vibrafone), Rubens Bassini (congas, percussão), Randy Brecker (trompete), Richard Calandra (percussão, tamborim), Jim Kurzdorfer (baixo), Steve Natan (clavinet), Barry Rogers (trombone) + sessão de sopros e de cordas.

Sobre o disco:

Após o lançamento do disco clássico Morning Dance (confira nas leituras relacionadas), o Spyro Gyra consegue depois de muitos anos de estrada atingir o sucesso. O álbum fica em 3º lugar na parada estadunidense de jazz.

Morning Dance
O som bastante acessível da banda permite cair fácil no gosto do público e, junto com outros artistas contemporâneos, como Grover Washington Jr., por exemplo (veja leituras relacionadas), o fusion, que já havia diluído o jazz, também seria diluído com pegadas mais pop e R&B e seria chamado de smooth.

Um dos precursores do smooth jazz, o terceiro disco do Spyro Gyra, Catching the Sun, já tem improvisações menores e limitadas, o que o torna mais pobre emocionalmente por tolher a arte individual dos intérpretes, porém de mais fácil compreensão para o público em geral que não entende nada de música.

A crítica o achou inferior à Morning Dance, mas ainda assim muito bom. Catching The Sun conseguiu ficar em 4º lugar na parada de 1980, exatamente atrás de Morning Dance.

No mesmo ano de 1980, o grupo também lança o álbum Carnaval, que veremos em breve aqui no blog.

Leituras relacionadas:



Cotações da crítica especializada:

All music Guide (0 a 5): 4



Se você nunca ouviu a banda...

É uma verdadeira salada musical. Jazz, pop, R&B, disco, funk, ritmos latinos, etc.

Todas as faixas são instrumentais, mas de fácil degustação. Músicos de alto gabarito e especialização. Animado e contagiante na maior parte das vezes.

Um bom começo para quem está interessado na música instrumental mas tem medo de começar por achar que não vai entender nada.

Catching the Sun (1980)


Ouça aqui o disco completo



Faixas:

01 - Catching The Sun
02 - Cockatoo
03 - Autumn Of Our Love
04 - Laser Material
05 - Percolator
06 - Philly
07 - Lovin You
08 - Here Again
09 - Safari

Grammy award winner

comentários: 1

Anônimo :

Fui ao show deles em 16/06/09 em SP !
Fantastico a empolgacao deles !
N tem como dar destaque somente em um, o conjunto inteiro foi fantastico! O Jay arrebentou com 2 sax ao mesmo tempo, o Bonny deu até uma aula de fono para todos expectadores, no final teve sessao de autografos, foram muito polidos eu até ganhei o apelido de Muhammad(referencia ao boxeador) do Schuman !
Fantasticos musicos, fantasticas pessoas :)

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, todos que são publicados são respondidos, mas antes de escrever, verifique as normas do blog:
Você pode: Opinar, elogiar, criticar, sugerir, debater e discordar.
Mas NÃO PODE ofender, insultar, difamar, divulgar spam, fazer racismo, ou qualquer tipo de conteúdo ilegal, além de usar palavras de baixo calão de maneira gratuita.

Obrigado por sua visita, fico na expectativa de seu retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...